A entrevista de emprego é uma oportunidade importante para o candidato destacar o seu potencial profissional, por isso, direcione a sua postura e considere os pontos fortes de sua trajetória.
Entrevista de emprego: dicas para adotar uma postura assertiva e resolutiva
É importante para o candidato levar para a entrevista de emprego situações concretas. Por isso, fale sobre a sua capacidade de lidar com metas; gestão de pessoas; construção do relacionamento com o cliente; ações de marketing digital; gestão de eventos; implementação sistêmica; facilidade para gerir conflitos; alcance de metas; dentre outros pontos que sejam relevantes para a análise do seu perfil profissional.
Direcione o seu comportamento
A postura do candidato é um ponto relevante para o processo de recrutamento e seleção. Por isso, adote uma postura participativa e positiva; mantenha contato visual com o profissional que conduz o processo; fale de maneira tranquila; não gesticule excessivamente durante a sua narrativa; tenha cuidado para não interromper o profissional que estiver conduzindo o processo seletivo.
Seja resolutivo ao apresentar seus pontos fracos
Além desses pontos, é importante para o candidato demonstrar seu senso de urgência e resolução. Sendo assim, ao apresentar uma situação que requer melhoria, apresente a solução. Por exemplo, é possível destacar que possui dificuldades para falar em público, no entanto, é importante informar que está em vias de realizar um curso de teatro.
O senso de resolução pode ser levado para o lado do conhecimento. Por exemplo, é possível informar que precisa se atualizar quanto a algum sistema utilizado dentro da sua área de atuação. No entanto, é igualmente relevante informar que está realizando cotações específicas.
Evite a autossabotagem profissional
O mais importante para a entrevista de emprego ser resolutiva é que o candidato não fique aquém do seu potencial. Por isso, para que a sua postura seja orgânica, é necessário evitar a autossabotagem; o que pode ocorrer por conta da ansiedade excessiva.
Sendo assim, o candidato deve ter clareza sobre quais são seus objetivos e seus pontos que requerem soluções. Dessa forma, poderá se direcionar assertivamente e alcançar seus objetivos profissionais em longo prazo.
Analise a cultura da empresa e os valores envolvidos
Não menos importante, é viável que o candidato direcione o seu comportamento através da análise cultural na empresa. Por isso, visite o site da organização e sua cultura, considerando que uma cultura startup pode ser diferente de uma cultura tradicional; o que impacta diretamente a rotina de trabalho.