Entrevista de emprego: dicas de postura e narrativa
O posicionamento do candidato pode ser um diferencial durante uma entrevista de emprego. Confira dicas de postura e narrativa!
O posicionamento do candidato pode ser um diferencial durante uma entrevista de emprego, considerando que a construção de sua narrativa e a sua postura podem direcionar o resultado do processo seletivo.
Entrevista de emprego: dicas de postura e narrativa
É importante que o candidato se direcione assertivamente durante uma entrevista de emprego para que possa alcançar resultados assertivos, não ficando aquém do seu potencial profissional. Sendo assim, o candidato deve direcionar a sua postura de forma dinâmica por meio de seus gestos e pela maneira como decide participar do processo de recrutamento e seleção.
Postura e linguagem corporal
É relevante que o candidato mantenha contato visual com o condutor do processo seletivo; não gesticule excessivamente; não cruze os braços; procure chegar ao local da entrevista de emprego com alguns minutos de antecedência; fale de maneira calma e tranquila e responda às perguntas feitas durante a entrevista de emprego de maneira assertiva.
A construção da sua narrativa
Além de todos os fatores que fazem parte da composição da linguagem corporal, o candidato deve se atentar à construção da sua narrativa. Por isso, é importante que o candidato demonstre conhecimento pleno sobre o seu próprio currículo para que possa falar sobre situações que corroborem seus valores profissionais.
Tais como: facilidade de gerir equipes; resolução de conflitos; capacidade analítica; senso de urgência; poder de persuasão e convencimento; direcionamento e acompanhamento de ações; gestão de pessoas, dentre outros aspectos que façam jus ao seu perfil profissional.
Direcione seus pontos fracos
Assim sendo, por outro lado, o candidato deve ter clareza sobre quais são os seus pontos fracos para que possa direcioná-los. Por isso, é relevante que o candidato contorne os seus pontos negativos através de soluções. Por exemplo, é possível que o candidato se coloque como uma pessoa tímida, porém, pode relatar que deseja realizar um curso voltado para a comunicação e oratória. Dessa forma, demonstrará autoconhecimento profissional de maneira orgânica.
A missão, visão e os valores da empresa
Não menos importante, é aconselhável ao candidato demonstrar conhecimento sobre a empresa. Por isso, analisar o site da organização e conhecer a sua missão, visão e valores pode ser fundamental para que o candidato possa se direcionar no decorrer da entrevista de emprego.
Analise a viabilidade da vaga
Além disso, esse conhecimento sobre a cultura organizacional também pode ajudar na análise pessoal do candidato sobre a viabilidade da vaga, considerando seus objetivos profissionais e seus valores pessoais. Haja vista que é importante que a contratação seja um benefício mútuo, portanto, essa análise é viável para todos os envolvidos.