Entrevista de emprego: dicas adaptáveis e assertivas para o candidato 

Confira algumas dicas adaptáveis e assertivas para o candidato se direcionar durante a entrevista de emprego. Saiba mais!

A entrevista de emprego é uma oportunidade para que o candidato possa direcionar o seu potencial profissional no mercado de forma coerente e direcionada.

Entrevista de emprego: dicas adaptáveis e assertivas para o candidato 

Ao não se deixar dominar pelo nervosismo, o candidato fica aquém do seu potencial no mercado de trabalho, alimentando um processo de autossabotagem profissional.

Direcione a sua narrativa de maneira orgânica

Por isso, é importante que o candidato direcione a sua narrativa de maneira orgânica, bem como também é importante que o candidato adote uma postura positiva.

Adote uma postura positiva

Sendo assim, enquanto candidato, é relevante que você procure chegar mais cedo ao local marcado para a entrevista de emprego; não mantenha os braços cruzados; não gesticule excessivamente; controle o seu tom de voz; mantenha contato visual com a gestão do processo de recrutamento e seleção; tenha cuidado para não interromper os demais participantes, caso você participe do processo seletivo de forma coletiva.

Leve situações concretas para a entrevista de emprego

A sua narrativa requer objetividade orgânica. Sendo assim, é importante que o candidato fale sobre situações concretas vivenciadas em seus empregos anteriores. Dessa forma, poderá direcionar os seus valores profissionais organicamente.

Por exemplo, é relevante que fale sobre a sua proatividade; facilidade para lidar com metas e pressão. Além disso, caso tenha facilidade para lidar com pessoas, é relevante falar sobre conflitos resolvidos e gestão de equipes. Dessa forma, o  candidato estará direcionando organicamente o seu potencial profissional.

Conheça o site da empresa

Outro ponto relevante para o candidato é analisar o site da organização. Visto que através do site da empresa é possível que você conheça a sua missão, visão e valores. Além disso, também é uma forma sucinta de conhecer a sua trajetória.

Avalie a viabilidade da vaga e considere seus valores profissionais

Dessa forma, o candidato poderá obter um parâmetro real para que possa lidar com a situação de avaliação, respondendo perguntas sobre a organização; bem como é uma maneira de avaliar a viabilidade da contratação. Pois, é importante que os valores empresariais sejam relacionados aos seus objetivos profissionais. 

Faça adaptações dos pontos citados 

Sendo assim, essa avaliação deve ser feita por todos os envolvidos. No entanto, o candidato só poderá realizar a avaliação de maneira positiva, caso não se deixe dominar pelo nervosismo. Portanto, faça adaptações dos pontos citados e eleve a sua chance de sucesso no mercado de trabalho atual.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.