É importante que você direcione o seu comportamento durante a entrevista de emprego para que eleve as suas chances de sucesso profissional em longo prazo.
Entrevista de emprego: destaque situações positivas de forma orgânica
O nervosismo durante a situação de avaliação é inerente à entrevista de emprego e, portanto, o profissional de recrutamento e seleção está apto para lidar com essa situação. Contudo, quando o candidato se permite dominar por essa ansiedade, ele pode adotar uma postura de autossabotagem profissional, ficando aquém do seu potencial no mercado de trabalho atual.
Direcione o destaque do seu currículo
É importante para o candidato ressaltar os seus pontos positivos de modo orgânico e direcionar os seus pontos negativos. Por isso, estudar o seu próprio currículo de modo analítico pode ser fundamental para que possa levar para a entrevista de emprego situações concretas que reforcem seus pontos fortes e direcionem seus pontos fracos.
Você pode falar que possui dificuldades para falar em público, no entanto, é importante que contorne essa situação negativa, destacando que deseja estudar teatro. Ou ainda, você pode destacar que pretende melhorar o seu grau de conhecimento técnico em um determinado sistema. Já que é possível que você fale sobre questões técnicas ou comportamentais.
Fale sobre seus pontos positivos de forma objetiva
No que se refere a seus pontos positivos, é importante que você simplifique-os através de situações concretas em seus empregos anteriores. Por exemplo, fale sobre sua proatividade; facilidade para gerir pessoas; acompanhamento de projetos; implementação de sistemas; controle de agendas; condução de treinamentos; senso de urgência; proatividade; dentre outros pontos que se refiram ao seu perfil histórico profissional.
Adote uma postura assertiva
A sua postura deve ser direcionada de maneira positiva e analítica. Por isso, você deve adotar um comportamento participativo durante a entrevista de emprego. Sendo assim, não deixe seus braços cruzados; procure manter o controle do seu tom de voz; mantenha contato visual com o profissional que conduz a entrevista de emprego.
Caso seja possível, não deixe bolsas ou mochilas no seu colo e seja assertivo nas suas respostas. Além disso, você deve ter cuidado com alguns impulsos no que tange à sua narrativa. Por exemplo, não interrompa o entrevistador ao se lembrar de uma determinada situação que não foi falada na sua resposta anterior.
Direcione a sua carreira profissional em longo prazo
Dessa forma, você estará elevando suas chances de sucesso e fazendo da entrevista de emprego um processo orgânico e natural que pode ser fundamental para que você alcance seus objetivos de carreira em longo prazo.