Currículo: o destaque positivo de sua trajetória profissional

É muito importante que você elabore o seu currículo de maneira objetiva e direcionada no mercado de trabalho atual. Veja dicas!

É muito importante que você elabore o seu currículo de maneira objetiva e direcionada no mercado de trabalho atual.

Currículo: o destaque positivo de sua trajetória profissional

O currículo do candidato funciona como uma espécie de vitrine profissional. Por isso, é relevante que destaque positivamente a sua trajetória de forma sucinta, objetiva e direcionada.

A volatilidade do mercado e a busca por profissionais resilientes

O mercado de trabalho atual é inconstante e essa volatilidade impacta diretamente as empresas e os seus resultados. Por isso, as empresas buscam profissionais resilientes e capazes de lidar com fatores externos não controláveis.

Sendo assim, a volatilidade do mercado pode ser uma oportunidade para o candidato se colocar positivamente para o mercado através da elaboração do currículo e, posteriormente, durante a entrevista de emprego.

Informações pessoais

Destaque seus dados pessoais de modo objetivo. Sendo assim, evite informações desnecessárias, como números de documentos ou dados referentes à filiação.

Objetivo

O seu objetivo deve ser claro e direto. Você pode informar o seu cargo pretendido, considerando a hierarquia dentro da sua área de atuação. Por exemplo: gerente de negócios; analista de contratos; auxiliar de recrutamento e seleção; assistente de atendimento ao cliente etc.

Experiência profissional

É importante que você informe o nome das empresas pelas quais você passou e o seu período de atuação em cada uma delas. Lembre-se de que o seu currículo será explorado futuramente durante a entrevista de emprego. Por isso, não é viável que você informe uma narrativa concreta durante a elaboração do seu documento profissional.

Escolaridade

Informe cursos concluídos e cursos em andamento, no que tange a escolaridade. Sendo assim, é importante que você destaque a previsão de término do curso atual e a modalidade do ensino, caso estude no momento.

Direcione os envios do seu currículo através do Linkedin

O Linkedin é uma ferramenta amplamente utilizada pelas empresas para o recrutamento e seleção de forma ampla. É aconselhável para o candidato que mantenha o seu perfil atualizado e alcance o seu potencial de mercado através do direcionamento do seu perfil.

Adapte os pontos citados e destaque o seu currículo profissional de forma genuína

É relevante que faça adaptações dos pontos citados, prezando pela ordem cronológica inversa quando da elaboração das informações. Ou seja, é viável que você priorize as informações atualizadas. Além disso, considere suas particularidades e habilidades comportamentais para elaborar um currículo que seja genuína no que tange ao seu perfil profissional.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.