Entrevista de emprego: destaque o seu perfil profissional de forma positiva

Destaque o seu perfil profissional de forma positiva durante a entrevista de emprego. Confira dicas relevantes para o candidato!

A entrevista de emprego deve ser conceituada pelo candidato como uma oportunidade para que direcione a sua trajetória profissional no mercado de trabalho atual.

Entrevista de emprego: destaque o seu perfil profissional de forma positiva

As empresas buscam por profissionais resilientes e capacitados que saibam lidar com os fatores externos. Visto que o mercado atual é volátil e inconstante. Por isso, a entrevista de emprego é uma oportunidade para que o candidato se destaque de forma orgânica.

Exemplifique seus pontos fortes através da sua experiência profissional

O candidato deve direcionar a sua trajetória profissional de forma simplificada. Sendo assim, é relevante que fale sobre a sua capacidade para lidar com pressão; comprometimento com a empresa; facilidade para alcançar metas; capacidade de resolver processos; acompanhamento de projetos; implementação sistêmica; campanhas motivacionais; condução de reuniões brainstorming; controles internos; direcionamentos indicadores; customizações; atendimento ao cliente; dentre outros aspectos que sejam relacionadas ao seu perfil profissional.

Fale sobre seus pontos fracos de forma resolutiva

É importante para o candidato equilibrar as informações, falando sobre seus pontos negativos de maneira resolutiva. Sendo assim, é possível que se coloque como uma pessoa tímida, por exemplo. No entanto, é relevante que destaque que deseja realizar algum curso voltado para a expansão de sua comunicação.

Adote uma postura participativa

A sua postura deve corroborar a sua narrativa. Sendo assim, é relevante que, na condição de candidato, se coloque positivamente, adotando um comportamento participativo.

Não permaneça com seus braços cruzados; mantenha contato visual com o profissional que conduz o processo seletivo; controle o seu tom de voz; tenha assertividade durante a elaboração de suas respostas; não deixe bolsas no seu colo; evite atrasos; trabalhe a sua respiração, dentre outros aspectos que possam minimizar a ansiedade durante uma situação de avaliação.

Tire suas dúvidas

Faça uso assertivo do espaço cedido ao candidato no final do processo seletivo, realizando perguntas relevantes para o seu objetivo profissional. Não saia da entrevista com dúvidas, pergunte pontos sobre as atividades exercidas, a possibilidade de crescimento na empresa, a flexibilização de horários, entre outros fatores que sejam viáveis para que analise a viabilidade da contratação.

Não fique aquém do seu potencial profissional

Lembre-se de que a análise sobre a compatibilidade dos perfis e dos valores envolvidos deve ser feita por todos os envolvidos, e não somente pela empresa. No entanto, para que o candidato consiga realizar essa análise de maneira genuína, ele deve se colocar positivamente no processo, evitando ficar aquém do seu potencial no mercado de trabalho atual.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.