É importante para o candidato conceituar a entrevista de emprego como uma oportunidade de direcionar o seu comportamento e de construir uma narrativa assertiva, objetiva e orgânica.
Entrevista de emprego: destaque a sua narrativa de forma objetiva e orgânica
O nervosismo é um fator inerente à entrevista de emprego. Por isso, o profissional de recrutamento e seleção está apto para lidar com essa vertente durante a narrativa do candidato.
Contudo, quando o candidato deixa o nervosismo dominar o seu comportamento durante a entrevista de emprego, torna a avaliação feita pelo profissional de seleção demasiadamente sucinta; já que não há informação suficiente para que a empresa possa avaliar o perfil do candidato de modo assertivo.
Sendo assim, é importante que você, enquanto candidato, conheça de forma analítica o seu próprio currículo para que possa explorá-lo organicamente durante a entrevista de emprego.
Fale sobre suas experiências profissionais
Fale sobre vivências anteriores de modo específico, destacando a sua facilidade para lidar com metas; comprometimento com a empresa; direcionamento de projetos e de pessoas; dentre outros aspectos que sejam pertinentes ao seu perfil profissional.
Por outro lado, é importante que você também saiba direcionar os seus pontos de melhoria, já que é comum que o candidato tenha de responder às questões sobre suas qualidades e defeitos.
Ao apresentar uma situação negativa, apresente uma solução. Por exemplo, você pode destacar que se conceitua com uma pessoa tímida, porém, é importante que informe que deseja realizar algum curso voltado para a expansão de sua comunicação.
Adote uma postura participativa
Por outro lado, é importante que você também posicione a sua postura, já que o seu comportamento corrobora seus valores profissionais durante a sua narrativa, de maneira direta e indireta.
É importante que não cruze os braços e pernas; fale de maneira calma; mantenha contato visual com o profissional da gestão do processo seletivo; não deixe bolsas no seu colo e tenha cuidado para não interromper o entrevistador ou demais participantes, caso você participe de uma entrevista de emprego feita em grupo.
Adapte os pontos citados
Certamente, essas dicas são adaptáveis. Por isso, é importante que você analise quais são as suas dificuldades durante uma entrevista de emprego.
Ao trabalhar a situação, você se direciona de forma preparada e genuína, tornando a avaliação feita durante o processo de recrutamento e seleção organizada, objetiva e genuína; ao passo que também facilita a análise feita por você, já que essa análise sobre a viabilidade da vaga deve ser feita por todos os envolvidos.