Empregos

Entrevista de emprego: demonstre seu potencial e evite a autossabotagem profissional

A entrevista de emprego é um fator de extrema importância para o sucesso do candidato no momento atual, considerando a inconstância da empregabilidade e a necessidade empresarial de contratação de funcionários qualificados e comprometidos com as metas da gestão.

Entrevista de emprego: demonstre seu potencial e evite a autossabotagem profissional

Por isso, a resiliência deve ser um valor para as ambas as partes envolvidas no processo seletivo. Sendo assim, na condição de candidato, você deve adotar uma postura positiva e evitar um direcionamento fechado.

Adote uma postura aberta e participativa

Não cruze braços e pernas; evite gesticular excessivamente; fale de maneira calma; tenha cuidado para não desfocar quando responder às perguntas feitas durante a entrevista de emprego.

Trabalhe a sua respiração e diminua a ansiedade

Caso seja possível, tente chegar ao local marcado para a entrevista de emprego com um pouco de antecedência. Visto que esse fato poderá ajudá-lo a trabalhar a sua respiração; o que pode minimizar a ansiedade de uma situação de avaliação.

Leve situações concretas para a entrevista de emprego

Sendo assim, é relevante que leve situações concretas para a entrevista de emprego, de modo que possa falar sobre seus pontos fracos e seus pontos fortes de maneira orgânica. Entretanto, é aconselhável para o candidato que leve soluções para cada defeito apontado; bem como, o candidato deve reforçar suas qualidades de maneira orgânica, considerando sua trajetória profissional. 

Projetos, implementações, ideias e sugestões

Fale sobre sua proatividade; facilidade de lidar com pessoas; gestão de processos; alcance de metas. Além disso, é importante que fale sobre projetos e implementações feitas por você durante sua passagem por seus empregos anteriores.

É importante demonstrar autoconhecimento e sua busca por melhorias pessoais

Da mesma forma, ao apontar uma situação negativa, você deve demonstrar autoconhecimento e busca por melhorias pessoais. Por exemplo, ao se colocar como uma pessoa tímida, o candidato pode informar que pretende realizar um curso de teatro.

Torne a avaliação feita pelo recrutador realista e genuína

Dessa forma, estará contribuindo para que o processo seletivo funcione de maneira orgânica; ao passo que o candidato irá demonstrar o seu potencial profissional para que a avaliação feita pelo recrutador seja realista e correlata ao seu perfil profissional.

Evite criar um processo de autossabotagem

Assim sendo, o candidato torna o processo de recrutamento e seleção genuíno e eleva suas chances de evitar um processo pessoal de autossabotagem profissional, o que ocorre devido ao nervosismo da situação.