Entrevista de emprego: construa uma narrativa orgânica e participativa
Construa uma narrativa orgânica e participativa durante a entrevista de emprego. Confira dicas para o candidato!
É muito importante que o candidato conceitue a entrevista de emprego como uma oportunidade de direcionar a sua trajetória profissional em longo prazo.
Entrevista de emprego: construa uma narrativa orgânica e participativa
A entrevista de emprego é uma etapa necessária para que o candidato destaque suas habilidades no mercado. Por isso, é importante não ficar aquém do seu potencial, direcionando seu comportamento e analisando o seu próprio currículo.
Ao analisar sua própria trajetória profissional o candidato pode direcionar o seu perfil; o que é muito importante para que a entrevista de emprego faça parte de um processo genuíno e relevante.
Destaque sua trajetória profissional
Sendo assim, na condição de candidato, leve para a entrevista de emprego situações que reforcem o seu potencial, falando sobre sua capacidade analítica; facilidade para gerir pessoas; direcionamento de projetos; otimização de recursos; elaboração de treinamentos; campanhas motivacionais; construção do relacionamento entre a empresa e o cliente; customização de indicadores; dentre outros fatores que sejam relevantes para o seu perfil profissional.
Direcione seus pontos fracos de forma resolutiva
Contornar seus pontos fracos também é de grande valia para o processo de recrutamento e seleção. Por isso, ao apresentar uma situação que requer melhoria, apresente também a solução de forma orgânica. Por exemplo, ao se colocar como uma pessoa tímida, ressalte que deseja estudar teatro. Dessa forma, estará demonstrando autorresponsabilidade profissional.
Adote uma postura positiva
O seu comportamento deve acompanhar a sua narrativa. Por isso, a sua postura é multifatorial. Sendo assim, não cruze os braços e pernas e mantenha contato visual com o profissional que conduz o processo seletivo.
É muito importante que o candidato não gesticule excessivamente durante a entrevista de emprego, bem como chegue com antecedência ao local marcado e seja ativo nas suas respostas.
Controlar o seu tom de voz também faz parte de uma postura positiva para que se direcione no processo seletivo. Sendo assim, estará se colocando positivamente e validando a análise feita pela empresa, no que tange ao seu perfil profissional.
Avalie os valores envolvidos
Por outro lado, na condição de candidata também poderá avaliar a compatibilidade dos interesses. Visto que essa avaliação deve ser feita por todos os envolvidos. Contudo, o candidato só se sentirá capaz de realizar essa análise ao não se colocar negativamente através de uma postura de autossabotagem profissional.
Portanto, tenha atenção aos seus gestos e construa uma narrativa de forma orgânica, direcionando assim a sua trajetória dentro da volatilidade do mercado atual.