A entrevista de emprego é uma etapa necessária para que a empresa conheça melhor o candidato, bem como para que o candidato possa avaliar a viabilidade da contratação.
Entrevista de emprego: confira pontos fundamentais para o seu direcionamento no processo seletivo
Contudo, quando o candidato se deixa dominar pela ansiedade, ele pode autossabotar a sua carreira profissional. Sendo assim, direcionar o seu comportamento e trabalhar e a sua narrativa são pontos fundamentais para que a contratação seja resultado de uma troca justa e genuína.
Evite improvisar excessivamente
É importante que o candidato se prepare – minimamente – para que não precise improvisar muito durante a entrevista de emprego, já que pode aumentar o nível de nervosismo durante a avaliação.
Por isso, analisar o seu próprio currículo de maneira aprofundada é uma forma de minimizar o nervosismo e trabalhar os pontos importantes de sua trajetória profissional.
Conheça a cultura da empresa
Pesquise sobre a empresa na internet e conheça melhor a sua missão, visão e valores. Visto que é relevante para o candidato conhecer os valores envolvidos e se orientar de forma indireta sobre a sua vestimenta, dentre outros aspectos importantes, considerando a cultura organizacional.
Saiba quais são seus objetivos profissionais
É importante ter clareza sobre seus objetivos, experiências anteriores e pontos que requerem melhorias. Por isso, explorar essas situações de modo orgânico pode ser eficiente para o direcionamento do candidato.
Contorne seus pontos negativos
Ao apresentar uma situação que pode ser vista com ponto fraco, apresente também uma solução. Por exemplo, é possível que informe que precisa melhorar a comunicação, pois se conceitua como uma pessoa tímida, contudo, é relevante que destaque seu desejo de estudar teatro.
Exemplifique seus pontos fortes
Fale sobre seus pontos fortes através de situações vivenciadas em seus empregos anteriores, destacando sua proatividade; senso de urgência; comprometimento com metas; facilidade para lidar com pressão; gestão de projetos, de pessoas e de processos; controles internos; campanhas motivacionais; dentre outros aspectos relevantes para direcionar a sua trajetória profissional.
Adote uma postura assertiva
Por fim, adote uma postura positiva e participativa de forma orgânica. Sendo assim, não deixe seus braços cruzados; controle o seu tom de voz; evite atrasos e mantenha contato visual com o gestor do processo de recrutamento e seleção.
Adapte os apontamentos citados
Portanto, é importante que o candidato faça adaptações dos pontos citados e direcione a sua postura durante o processo seletivo, evitando se deixar dominar pelo nervosismo durante a situação de avaliação.