É comum que o candidato se sinta pressionado durante uma avaliação, entretanto, a entrevista de emprego deve ser conceituada como uma oportunidade importante para que você – na condição de candidato – posicione positivamente seu histórico profissional e suas habilidades sociocomportamentais.
Entrevista de emprego: conceito de apresentação e dicas para o candidato
Quando o nervosismo domina o comportamento do candidato, ele fica aquém do seu potencial, alimentando um ciclo de autossabotagem profissional que, por muitas vezes, ocorre de maneira indireta. Por isso, entender o conceito da entrevista de emprego como uma apresentação pode modificar a maneira como o candidato se comporta. Sendo assim, é relevante que tenha plena atenção ao seu comportamento, direcionando o histórico de sua carreira.
Fale sobre situações que reforcem seus pontos positivos
Leve para a entrevista de emprego situações que reforcem seu potencial profissional de maneira natural, ou seja, relate situações nas quais você precisou agir de modo resolutivo, demonstrando seu senso de urgência.
Fale sobre sugestões feitas por você, destacando sua criatividade. Dessa forma, você poderá falar sobre sua capacidade de gerir equipe, facilidade de comunicação e capacidade de persuasão através do alcance de metas de vendas, por exemplo.
Fale sobre seus pontos fracos de forma resolutiva
No entanto, você precisa equilibrar as informações. Por isso, você também deve conhecer os seus pontos fracos. Entretanto, é fundamental direcioná-los. Por exemplo, você pode se colocar como alguém que precisa melhorar o seu nível de Excel, ressaltando que você deve assumir o seu real nível de conhecimento técnico.
Entretanto, você deve posicionar a empresa sobre as cotações realizadas para que você possa fazer o curso necessário; ou ainda, você pode realizar cursos onlines de forma gratuita; o mais importante é que você demonstre autorresponsabilidade quanto aos seus pontos de melhoria.
Adote uma postura positiva durante a construção da sua narrativa
A sua postura profissional deve ser acompanhada de um direcionamento de sua postura corporal. Por isso, a sua narrativa deve ser corroborada por gestos positivos.
Sendo assim, não adote uma postura evitativa e fechada; não cruze os braços e pernas; fale de maneira calma e tranquila. Se for possível, não deixe bolsas ou mochilas no seu colo e mantenha contato visual com o profissional que estiver conduzindo seu processo de recrutamento e seleção.
Adapte os pontos citados
Certamente, esses pontos são adaptáveis. Sendo assim, são pontos relevantes para que você se posicione profissionalmente de maneira orgânica durante o processo seletivo.