Entrevista de emprego: comprometimento e resiliência

A entrevista de emprego é de extrema valia para a apresentação do candidato. Veja dicas para que demonstre comprometimento e resiliência!

A entrevista de emprego é uma situação de extrema valia para a apresentação do candidato; já que se trata de uma apresentação dos pontos importantes do seu currículo.

Entrevista de emprego: comprometimento e resiliência

Ao conceituar a entrevista de emprego como uma apresentação, é possível que você minimize a ansiedade da situação de avaliação. No entanto, para muitas pessoas a entrevista de emprego não é apenas uma avaliação, e sim é uma forma de julgamento pessoal, o que pode prejudicar o seu comportamento durante o processo seletivo.

Evite a autossabotagem profissional

A autossabotagem profissional ocorre por conta do excesso de ansiedade e nervosismo; já que excelentes profissionais podem não ser bons candidatos durante a entrevista de emprego.

Postura, linguagem corporal e assertividade

Por isso, é importante que na condição de candidato você trabalhe os pontos relevantes no que tange a sua postura, linguagem corporal e assertividade. Dessa forma, você poderá direcionar uma narrativa que seja coerente à uma postura aberta e participativa.

O autoconhecimento profissional é fundamental na era digital

O autoconhecimento profissional é fundamental na era digital; já que as empresas precisam – cada vez mais – de profissionais comprometidos e resilientes.

Situações concretas

Por isso, é relevante que você fale sobre situações das quais vivenciou em seus empregos anteriores. Assim sendo, fale sobre soluções das quais você sugeriu, oportunidades de inovação, implementação de projetos etc. Certamente, falar sobre seus resultados é fundamental para que você possa criar uma narrativa assertiva, direcionada e genuína.

Fale sobre seus pontos fracos de forma resolutiva

Por outro lado, o autoconhecimento profissional inclui você pensar em seus defeitos. Assim sendo, é importante que você tenha clareza sobre quais são os seus pontos fracos, para que você possa responder a essa questão de maneira orgânica. Por exemplo, você pode se colocar como uma pessoa que possui dificuldade para falar em público. Porém, deve destacar que deseja estudar teatro para ampliar a sua comunicação.

Competências e habilidades

Dessa forma, você eleva a sua chance de sucesso e alcança o seu potencial profissional. Certamente, o candidato que não esconde as suas competências e habilidades, demonstrando-as através de uma narrativa assertiva e de um comportamento aberto, eleva suas chances de sucesso no mercado profissional; bem como, essa é uma maneira de tornar justa a avaliação feita pela profissional de recrutamento e seleção

Haja vista que a entrevista de emprego é uma oportunidade que a empresa possa te conhecer melhor como profissional e analisar a viabilidade da contratação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.