Entrevista de emprego: adote uma postura positiva e direcione suas experiências profissionais
Adote uma postura positiva e direcione suas experiências profissionais durante a entrevista de emprego. Veja pontos relevantes!
A entrevista de emprego é uma oportunidade para que o candidato possa se direcionar assertivamente no mercado de trabalho. Por isso, é relevante que destaque seus pontos profissionais de maneira orgânica e adote uma postura positiva.
Entrevista de emprego: adote uma postura positiva e direcione suas experiências profissionais
A postura do candidato é um diferencial competitivo no mercado de trabalho atual. Por isso, é relevante que evite cruzar braços e pernas; mantenha contato visual com a gestão do processo de recrutamento e seleção; controle o seu tom de voz; evite gestos excessivos; tenha cuidado para não deixar objetos no seu colo.
Caso seja possível, chegue mais cedo no local marcado para a entrevista de emprego, dentre outros aspectos que possam demonstrar uma postura positiva.
Construa uma narrativa assertiva
No entanto, a postura do candidato deve ser considerada juntamente com a sua narrativa. Sendo assim, é importante que aprofunde seu conhecimento sobre o seu próprio currículo para que consiga destacar situações que possam corroborar seus valores profissionais.
É relevante que leve para a entrevista de emprego situações concretas
Por exemplo, é relevante que leve para a entrevista de emprego situações concretas que possam falar sobre a sua facilidade para gerir conflitos; senso de urgência; capacidade analítica; facilidade para persuasão e vendas; inovação; gerenciamento de reuniões; acompanhamento de projetos, dentre outros aspectos que façam jus ao seu perfil profissional.
Fale sobre seus pontos negativos de forma resolutiva
Entretanto, você deve equilibrar as informações, levando para a entrevista de emprego seus pontos negativos. Porém, é importante que você leve uma solução para cada ponto negativo citado sobre o seu perfil profissional.
Por exemplo, você pode se colocar como uma pessoa tímida, porém, é importante relatar que deseja realizar um curso de teatro para melhorar a sua comunicação. Visto que você entende a necessidade de uma boa comunicação dentro da sua área de atuação.
Dessa forma, o candidato está demonstrando autoconhecimento profissional e facilidade para lidar com os seus próprios processos; o que é muito importante dentro de uma avaliação feita durante uma entrevista de emprego.
Analise a cultura da empresa
Além disso, é cabível ao candidato que analise a cultura da empresa. Haja vista que ao entender os valores empresariais, se torna mais fácil se direcionar durante a entrevista de emprego.
A cultura da empresa também é um fator relevante para que o candidato possa avaliar a compatibilidade da vaga, considerando que essa avaliação deve ser feita por todos os envolvidos.