Entrevista de emprego: adote uma postura assertiva e direcione sua trajetória profissional

Adote uma postura assertiva e direcione sua trajetória profissional durante a entrevista de emprego. Veja dicas!

A entrevista de emprego é uma oportunidade para o candidato direcionar a sua trajetória profissional, por isso, é  relevante  construir uma narrativa assertiva e ter atenção plena no seu próprio comportamento.

Entrevista de emprego: adote uma postura assertiva e direcione sua trajetória profissional

O profissional de recrutamento e seleção está apto para lidar com o nervosismo dos avaliados durante a entrevista de emprego. No entanto, quando o candidato se deixa dominar pelo nervosismo durante a avaliação, ele pode adotar uma postura negativa, autossabotando sua carreira profissional.

Direcione suas experiências profissionais

Analisar o seu próprio currículo é muito importante para direcionar a sua trajetória profissional. Haja vista, a necessidade de elaborar uma narrativa que seja construtiva e objetiva. Sendo assim, destaque suas vivências anteriores de maneira objetiva, reforçando seus pontos fortes.

Reforce seus pontos fortes

Fale sobre a sua capacidade de adaptação; gerenciamento de equipes; implementação sistêmica; senso de urgência; proatividade; campanhas motivacionais; elaboração de treinamentos; controles internos; customização de indicadores; atendimento ao cliente, dentre outros pontos que sejam pertinentes ao seu perfil profissional.

Apresente soluções para seus pontos fracos

O direcionamento dos seus pontos negativos também é muito importante para a entrevista de emprego. Sendo assim, apresente uma solução para cada situação que requer uma melhoria.

Exemplifique situações e/ou características

Por exemplo, ao se colocar com uma pessoa que possui dificuldade de falar em público, é importante que destaque seu desejo de realizar um curso que melhore a sua comunicação, como um curso de teatro.

Adote uma postura assertiva e participativa

O comportamento do candidato deve amparar a sua narrativa. Por isso, é importante minimizar sua insegurança durante a situação de avaliação. Sendo assim, não cruze braços e pernas; fale de maneira calma e tranquila; mantenha contato visual com a gestão que direciona o processo de recrutamento e seleção; tenha cuidado para não interromper o entrevistador; seja assertivo nas suas respostas.

Evite gestos excessivos

Além disso, é viável para o candidato que não deixe bolsas no seu colo. Gesticular excessivamente também é um ponto negativo, já que é uma maneira de desfocar a atenção do que está sendo dito no momento.

Evite autossabotar sua carreira profissional

Portanto, tenha atenção ao seu comportamento e destaque a sua narrativa. Dessa forma, estará se colocando durante o processo seletivo e tornando genuína a avaliação feita pelo profissional de seleção. Visto que essa avaliação se torna relevante quando o candidato se coloca de forma coerente, sem adotar uma postura de autossabotagem profissional.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.