Entrevista de emprego: a narrativa do candidato deve ser assertiva e orgânica

A narrativa do candidato deve ser assertiva e orgânica, assim como o seu comportamento durante a entrevista de emprego. Veja dicas!

A entrevista de emprego deve ser conceituada pelo candidato como uma oportunidade para direcionar a sua carreira em longo prazo. 

Entrevista de emprego: a narrativa do candidato deve ser assertiva e orgânica

É importante que a entrevista seja vista como uma etapa que deve ser trabalhada para que o candidato não fique aquém do seu potencial no mercado de trabalho atual.

Não se deixe dominar pelo nervosismo

O nervosismo durante a entrevista de emprego é um fator considerado pelo profissional de recrutamento e seleção. Contudo, quando esse nervosismo domina o comportamento do candidato durante o processo, a avaliação feita pela empresa se torna ineficiente e sucinta. Sendo assim, direcione o seu comportamento e construa uma narrativa de forma objetiva.

Destaque sua experiência profissional

Leve para a entrevista de emprego situações concretas que destaquem o seu potencial profissional, falando sobre a sua proatividade; facilidade para lidar com metas; direcionamentos de projetos; gestão de pessoas; condução de reuniões; controles internos; campanhas motivacionais; atendimento ao cliente, dentre outros aspectos relacionados ao seu perfil profissional, considerando suas experiências anteriores.

Direcione seus pontos fracos

Os seus pontos fracos devem ser direcionados de forma resolutiva. É relevante que apresente uma solução para cada apontamento negativo que fizer. Sendo assim, ao se colocar como uma pessoa que possui dificuldade para falar em público, por exemplo, é viável que destaque o seu desejo de estudar teatro.

Adote uma postura participativa

O seu comportamento deve direcionar a sua narrativa de modo orgânico. Por isso, é viável que tenha atenção plena aos seus gestos e controle o seu tom de voz.

Não cruze braços e pernas; mantenha contato visual com o profissional que conduz o processo seletivo; fale de maneira calma e tranquila; tenha cuidado para não interromper o profissional entrevistador e seja assertivo nas suas respostas.

Além disso, é viável que o candidato não chegue atrasado e trabalhe a sua respiração, bem como, caso seja possível, não deixe bolsas ou mochilas no seu colo.

Torne genuína a avaliação feita durante o processo

O direcionamento do candidato de forma assertiva e orgânica é muito importante para que ele se coloque positivamente para a empresa. Haja vista, a necessidade das empresas profissionais resilientes e objetivos. Sendo assim, faça da sua apresentação um processo natural, considerando os valores e as objetividades envolvidas.

Uma vez que ao se colocar de forma positiva durante o processo seletivo, o candidato evita ficar aquém do seu potencial, avaliando a viabilidade da contratação e tornando genuína a avaliação feita pela empresa no que tange ao seu perfil profissional.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.