Entrevista de emprego: a narrativa do candidato deve ser assertiva e orgânica - Notícias Concursos

Entrevista de emprego: a narrativa do candidato deve ser assertiva e orgânica

A narrativa do candidato deve ser assertiva e orgânica, assim como o seu comportamento durante a entrevista de emprego. Veja dicas!

A entrevista de emprego deve ser conceituada pelo candidato como uma oportunidade para direcionar a sua carreira em longo prazo. 

Entrevista de emprego: a narrativa do candidato deve ser assertiva e orgânica

É importante que a entrevista seja vista como uma etapa que deve ser trabalhada para que o candidato não fique aquém do seu potencial no mercado de trabalho atual.

Não se deixe dominar pelo nervosismo

O nervosismo durante a entrevista de emprego é um fator considerado pelo profissional de recrutamento e seleção. Contudo, quando esse nervosismo domina o comportamento do candidato durante o processo, a avaliação feita pela empresa se torna ineficiente e sucinta. Sendo assim, direcione o seu comportamento e construa uma narrativa de forma objetiva.

Destaque sua experiência profissional

Leve para a entrevista de emprego situações concretas que destaquem o seu potencial profissional, falando sobre a sua proatividade; facilidade para lidar com metas; direcionamentos de projetos; gestão de pessoas; condução de reuniões; controles internos; campanhas motivacionais; atendimento ao cliente, dentre outros aspectos relacionados ao seu perfil profissional, considerando suas experiências anteriores.

Direcione seus pontos fracos

Os seus pontos fracos devem ser direcionados de forma resolutiva. É relevante que apresente uma solução para cada apontamento negativo que fizer. Sendo assim, ao se colocar como uma pessoa que possui dificuldade para falar em público, por exemplo, é viável que destaque o seu desejo de estudar teatro.

Adote uma postura participativa

O seu comportamento deve direcionar a sua narrativa de modo orgânico. Por isso, é viável que tenha atenção plena aos seus gestos e controle o seu tom de voz.

Não cruze braços e pernas; mantenha contato visual com o profissional que conduz o processo seletivo; fale de maneira calma e tranquila; tenha cuidado para não interromper o profissional entrevistador e seja assertivo nas suas respostas.

Além disso, é viável que o candidato não chegue atrasado e trabalhe a sua respiração, bem como, caso seja possível, não deixe bolsas ou mochilas no seu colo.

Torne genuína a avaliação feita durante o processo

O direcionamento do candidato de forma assertiva e orgânica é muito importante para que ele se coloque positivamente para a empresa. Haja vista, a necessidade das empresas profissionais resilientes e objetivos. Sendo assim, faça da sua apresentação um processo natural, considerando os valores e as objetividades envolvidas.

Uma vez que ao se colocar de forma positiva durante o processo seletivo, o candidato evita ficar aquém do seu potencial, avaliando a viabilidade da contratação e tornando genuína a avaliação feita pela empresa no que tange ao seu perfil profissional.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?