A entrevista de emprego é uma oportunidade para o candidato se posicionar durante o processo seletivo. Por isso, é relevante que o candidato estude o mercado e analise o seu próprio currículo de maneira aprofundada.
Entrevista de emprego: a dinâmica do mercado e a postura do candidato
O nervosismo é considerado pelo profissional de recrutamento e seleção. Contudo, quando ele domina o comportamento do candidato, é possível que a avaliação seja prejudicada. Sendo assim, o candidato deve atuar de maneira dinâmica, considerando o direcionamento de sua postura através do seu comportamento e da construção de sua narrativa.
Destaque a sua experiência profissional
É possível minimizar a ansiedade durante uma situação de avaliação, ao prestar atenção plena no seu comportamento e direcionar suas respostas de forma assertiva. Leve para a entrevista de emprego situações vivenciadas em empregos anteriores, reforçando seus pontos fortes.
Por exemplo: fale sobre sua proatividade; facilidade para gerir pessoas; direcionamento de projetos; gestão de processos; análise de indicadores; dentre outros aspectos relacionados ao seu perfil profissional.
Apresente soluções para seus pontos fracos
É importante que o candidato fale sobre seus pontos negativos de modo resolutivo. Por exemplo, é possível falar que possui dificuldades para falar em público. No entanto, é importante destacar que está realizando cotações para estudar teatro ou para realizar algum outro curso voltado para a sua comunicação.
Adote uma postura negativa
Além desses aspectos relacionados à sua narrativa, o seu comportamento requer uma atenção para que não demonstre ansiedade excessiva, ficando aquém do seu potencial no mercado de trabalho.
Não mantenha seus braços cruzados; busque controlar o seu tom de voz; não deixe bolsas ou mochilas no seu colo; mantenha contato visual com o profissional que conduz o processo seletivo.
É importante que evite atrasos, trabalhe a sua respiração e se familiarize com o ambiente, já que são detalhes que fazem diferença durante a avaliação feita pelo profissional de recrutamento e seleção.
Não saia da entrevista de emprego com dúvidas
Tire suas dúvidas durante a entrevista de emprego. Sendo assim, faça uso do espaço cedido para o questionamento por parte do candidato. Pergunte sobre benefícios, possibilidades de planejamento de carreira, atividades exercidas, atuação Home Office ou qualquer outro aspecto que seja de seu interesse.
Dessa forma, poderá avaliar a viabilidade da contratação, ao passo que tornará a avaliação feita pelo profissional de recrutamento e seleção genuína e assertiva, já que essa avaliação deve ser feita por todos os envolvidos no processo seletivo.