Entrevista de emprego: a busca por melhorias contínuas pode ser um diferencial para o candidato

Entrevista de emprego: a busca por melhorias contínuas pode ser um diferencial para o candidato. Confira dicas importantes!

Muitos fatores podem impactar no resultado obtido pelo candidato durante uma entrevista de emprego. No entanto, nem todos os fatores pertinentes a este impacto são claros, pois muitas causas que deixam o candidato aquém do seu potencial são oriundos de fatores intangíveis.

Entrevista de emprego: a busca por melhorias contínuas pode ser um diferencial para o candidato

É muito comum que o candidato se sinta pressionado apenas pela situação de saber que está sendo avaliado. No entanto, essa pressão não pode dominar suas atitudes durante o processo seletivo, já que ele corre o risco de não conseguir demonstrar – minimamente – a sua capacidade profissional.

Por conta disso, é muito comum que excelentes profissionais com uma trajetória impecável, fiquem aquém do seu potencial durante a entrevista de emprego e não ocupem vagas que seriam totalmente correlatas aos seus objetivos.

Coloque positivamente sua capacidade profissional

No entanto, a avaliação feita durante o processo seletivo é uma base de como pode ser que aquele candidato se comporte como um profissional na sua rotina. Além disso, também é uma maneira de avaliar os valores e personalidade do candidato, já que a empresa e o candidato devem ter uma sinergia.

Sendo assim, na condição de candidato, se você não conseguir colocar positivamente a sua capacidade e potencial, você pode sabotar a sua carreira profissional. No entanto, há alguns pontos de atenção que podem ser de extrema relevância para que você consiga se destacar positivamente.

Atente-se à construção da sua trajetória 

Atente-se à construção da sua trajetória profissional, já que a narrativa do candidato diz muito sobre ele. Por isso, considere os fatos em ordem cronológica inversa, priorizando sempre os acontecimentos mais recentes. Posteriormente, ressalte os pontos positivos de suas passagens por seus empregos anteriores. 

Sendo assim, não deixe objetos em seu colo; evite cruzar os braços; não gesticule excessivamente e busque controlar o seu tom de voz. São pequenas nuances que são imperceptíveis pelo candidato, mas são fundamentais na hora do selecionador optar por prosseguir com o candidato durante o processo seletivo.

Conheça os seus pontos fortes e seus pontos fracos

Além dos pontos citados, também é importante que você conheça os seus pontos fortes e seus pontos fracos. Verifique em sua trajetória profissional quais foram suas contribuições e quais são os seus pontos que requerem melhorias. Dessa forma, demonstrará autoconhecimento pessoal e profissional.

 Além disso, outra dica importante, é que ao relatar um ponto que você tenha como negativo, apresente uma solução. Por exemplo, você pode se colocar como uma pessoa que tem dificuldade para falar em público, porém, pretende fazer um curso de teatro para melhorar a sua comunicação. Dessa forma, você irá demonstrar que busca suas melhorias pessoais de forma contínua. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.