É importante que o candidato direcione a sua postura durante a entrevista de emprego. Por isso, é aconselhável que não cruze os braços e pernas, fale de maneira calma e tranquila e construa a sua narrativa de forma direcionada, baseada em suas vivências profissionais anteriores.
Ao conceituar a entrevista de emprego como um julgamento de sua personalidade, o candidato eleva o seu nível de ansiedade. Por isso, o conceito da entrevista de emprego como uma apresentação pessoal é de grande valia para o direcionamento profissional do candidato no mercado de trabalho atual.
A sua postura deve acompanhar a construção de sua narrativa. Sendo assim é relevante que:
Além dos fatores relacionados ao seu comportamento, é importante que direcione a construção de sua narrativa. Por isso, é aconselhável que aprofunde seu conhecimento sobre o seu próprio currículo, extraindo situações concretas que exemplifiquem seus valores profissionais. Por exemplo:
Além dos pontos citados, fale sobre outros aspectos pertinentes ao seu perfil profissional.
Contudo, é relevante que o candidato analise o site da empresa e conheça de maneira sucinta a sua missão, visão, valores e trajetória. Dessa forma, o candidato poderá analisar a viabilidade da contratação, considerando os seus próprios objetivos e valores; já que a análise de compatibilidade deve ser feita por todos os envolvidos no processo de recrutamento e seleção.
Certamente os pontos citados são adaptáveis, visto que é importante que o candidato considere sua personalidade, particularidades e outras informações pertinentes ao seu perfil profissional.
No entanto, é importante que considere os pontos citados como uma base para que você construa sua narrativa e evite adotar um comportamento de autossabotagem profissional. Visto que esse comportamento negativo ocorre quando o candidato fica aquém do seu potencial ao se deixar dominar pela ansiedade da situação de avaliação.