Entenda por que os ovos de páscoa estão caros no Brasil em 2024

Quem já pesquisou os preços do ovo de páscoa neste ano de 2024, já entendeu que os preços estão bem acima do gosto da maioria dos brasileiros

Dentro de mais alguns dias, milhões de famílias de todas as regiões do país estarão celebrando a Páscoa. Este ano, a festa será comemorada no próximo domingo (31), e muita gente já está se adiantando para comprar os tradicionais ovos de chocolate.

O problema é que em muitos casos o amargo não está só no tipo de chocolate, mas também no preço do produto. Quem já começou a pesquisar por estes itens, já entendeu que vai ter que pensar bem antes de comprar os ovos. Eles seguem em um preço bastante elevado em comparação com outras épocas.

Mas afinal de contas, de quem é a culpa pelo alta nos preços dos queridos ovos de páscoa? Há algo que o governo federal, e os governos estaduais poderiam ter feito para reduzir um pouco os valores que estão sendo cobrados no decorrer deste ano?

Por que ovos de chocolate estão caros?

De acordo com economistas, o alto preço do ovo de páscoa tem uma explicação de caráter internacional. Em todo o mundo, há uma aumento na cotação do cacau. Desde o ano passado, por exemplo, o preço da fruta que origina o chocolate mais do que dobrou.

Na prática, isso significa que os preços estão se tornando mais altos para os consumidores em todas as regiões do planeta, e não apenas no Brasil. As colheitas abaixo do esperado estão sendo registradas em países exportadores como Costa do Marfim e Gana, por exemplo.

E a má notícia é que a projeção não é de uma melhora no cenário. Ao menos em um curto espaço de tempo, o que se espera é que a situação da colheita nestes países siga em crise, o que tende a fazer com que os produtos derivados do cacau, como é o caso do chocolate, sejam elevados ainda mais nos próximos anos.

Piadas nas redes sociais

Nas redes sociais, muita gente vem aproveitando a situação para fazer piadas. Algumas postagens lembram, por exemplo que algumas lojas já estão começando a permitir a divisão do preço do ovo de páscoa em até 12 vezes sem juros.

Mas o caso que mais viralizou nos últimos dias foi o da Americanas, que passou a indicar que os clientes podem usar o dinheiro do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), normalmente usado para o financiamento de imóveis, para a compra do ovo de páscoa.

Entenda por que os ovos de páscoa estão tão caros no Brasil em 2024
Preço do ovo de páscoa já virou piada nas redes. Imagem: Reprodução/ X

Páscoa é feriado?

De acordo com o calendário oficial do governo federal, a Sexta-feira da Paixão é sim um feriado nacional. Assim, em regra geral, ninguém pode ser obrigado a trabalhar nesta data. Trata-se da mesma legislação que é utilizada em qualquer feriado do país, seja ele religioso ou não.

Mas existem alguns pontos que podem ser esclarecidos. No caso do feriado, o empregador pode obrigar o cidadão a trabalhar na data, desde que ele pague em dobro por este dia de trabalho. Há ainda a opção de entregar ao trabalhador uma segunda data de folga para compensar.

Também existem algumas outras exceções. Algumas profissões não se encaixam nas regras dos feriados, porque são consideradas profissões essenciais. Estamos falando de médicos e policiais, por exemplo. Mesmo na páscoa, eles terão que trabalhar normalmente.

E a quinta-feira que antecede a Páscoa?

Outra dúvida que cerca a cabeça de muitos trabalhadores é a situação da quinta-feira (28), o dia que antecede a Sexta-Feira da Paixão. Afinal, este dia também pode ser considerado um feriado nacional? Neste caso, a resposta é não.

Pelo calendário oficial do governo federal, a quinta-feira (28) é um dia útil como outro qualquer. De todo modo, existem algumas cidades que concedem o ponto facultativo. Neste caso, o empregador fica livre para decidir se vai conceder a folga ou não.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.