Entenda por que Auxílio Emergencial pode ter duas prorrogações

O Governo Federal ainda não anunciou oficialmente a prorrogação do Auxílio Emergencial, mas já considera que ela pode não ser a única. Pelo menos foi isso o que o Ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta sexta-feira (25) durante uma reunião no Senado Federal.

De acordo com o Ministro, o Auxílio Emergencial deverá passar por uma prorrogação de três meses. Então, por essa lógica, os pagamentos deverão seguir até o próximo mês de outubro. No entanto, se a pandemia não apresentar uma melhora até esse prazo, eles não descartam fazer novos pagamentos.

Nesse sentido, dá para dizer que há chances de o Auxílio chegar até o final deste ano. Isso contraria todas as previsões do Governo para esses repasses. Em abril, por exemplo, eles garantiam que os pagamentos do benefício só iriam durar até o próximo mês de julho.

Apesar de não negar essa possibilidade, o Ministério da Economia não quer que essa nova prorrogação aconteça. Por isso a ideia do Palácio do Planalto é fazer o possível para acelerar o processo de vacinação contra a Covid-19. A meta é fazer com que o país volte ao normal, ou a algo próximo disso, até o mês de outubro.

Nas últimas semanas, alguns Governadores e Prefeitos estão fazendo promessas para conclusão da vacinação em adultos nas suas regiões. Foi com base nessas análises que o Ministro Paulo Guedes passou a acreditar que é possível voltar a normalidade neste período de tempo.

Prorrogação

Nessa mesma reunião no Senado, o Ministro Paulo Guedes disse que está confiante na geração de empregos no Brasil. De acordo com ele, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) deverá apresentar novos números sobre o assunto ainda nesta sexta (25).

O ritmo da criação de empregos é um dos pontos que pode acabar definindo o futuro do Auxílio Emergencial no Brasil. É que se os números de novos trabalhos seguir subindo em uma velocidade alta, o Governo vai passar a acreditar que o Auxílio Emergencial não seria mais tão urgente assim.

De qualquer forma, os olhos agora se viram mesmo é a para a pandemia. O comportamento do vírus é que vai definir qual caminho o benefício deve tomar nos próximos meses. O Presidente Jair Bolsonaro deverá fazer um pronunciamento para falar sobre o assunto em breve.

Bolsa Família

Essa fala de Paulo Guedes pode acabar jogando ainda mais incertezas sobre o futuro de um outro programa: o novo Bolsa Família. De acordo com informações do Governo, esse projeto novo só vai entrar em cena quando o Auxílio Emergencial terminar os seus pagamentos.

Então, se o benefício chegar ao fim em outubro, como parece que vai acontecer, o novo Bolsa Família só começaria os pagamentos em novembro. No entanto, se o programa tiver uma nova prorrogação para além de outubro, então não dá para saber o que vai acontecer.

É que vale lembrar que o Governo Federal tem um prazo para apresentar o novo Bolsa Família. É que 2022 é ano de eleição e, de acordo com as leis eleitorais, eles não podem apresentar projetos assim em ano de pleitos políticos. Dessa forma, eles precisam fazer até o último dia deste ano.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.