Entenda o canibalismo dos tupinambás 

O canibalismo do grupo de índios tupinambás, chocou os europeus quando eles chegaram ao território brasileiro. 

Contudo, os europeus criaram várias imagens sobre os índios, uma delas afirmava que os índios conviviam em situações primárias do processo civilizatório. 

Todavia, os europeus em alguns casos descreviam os índios como sujeitos com certa inocência e que poderiam amadurecer com o passar do tempo e partilhar a cultura presente na Europa. 

Entretanto, em algumas situações os europeus descreviam os indígenas como animais selvagens e que não teriam condições de serem civilizadas. 

A saber, esse sentimento era endossado quando a chegada dos europeus em solo brasileiro era mal vista. Além disso, esse discurso ganhava ainda mais força quando eles descobriram o canibalismo tupinambá. 

O canibalismo tupinambá poderá aparecer em questões do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e demais vestibulares. Por isso acompanhe o artigo e saiba mais sobre!

Canibalismo tupinambá: Entenda o ritual

Os europeus não conseguiam assimilar o canibalismo tupinambá, afinal, os indígenas não utilizavam-se deste método apenas como alimento e sim por razões culturais. 

O consumo da carne humana ocorria por conta de práticas simbólicas criadas em situações de conflitos entre diferentes povos, além disso, o ato era realizado em festas e comemorações. 

Através da prisão de um guerreiro inimigo, os índios tupinambás organizavam uma festa para que o consumo da carne acontecesse. 

O Consumo da carne do inimigo, significa para os tupinambás que eles tinham vingado seus antepassados. 

No entanto, o responsável por executar o prisioneiro não poderia alimentar-se da carne e também deveria ficar um tempo resguardado, assim como trocava o nome. 

Ademais, as carnes mais duras acabavam consumidas pelos homens, já as partes mais moles mulheres e crianças da tribo consumiam. 

Catequização dos índios

A colonização do Brasil pelos portugueses por meio da catequização dos índios acabaram com as práticas antropofágicas dos tupinambás.  

Em síntese, o canibalismo tupinambá tornou-se uma cultura do passado, após a doutrina europeia imposta. 

Por fim, o ritual buscava a ritualização de conflitos, da vida e da morte que eram processos complexos presentes na cultura desses povos. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre o canibalismo tupinambá?

Não deixe de ler também – Energias renováveis: Solar ou eólica?.

1 comentário
  1. Oloco Diz

    Tem gente que defende esses índios …

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.