Mandar bem na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está longe de ser a tarefa mais fácil para os estudantes inscritos no exame. Para conseguir a tão desejada nota 1000 o primeiro passo é saber exatamente quais são os fatores analisados na correção da prova.
Por este motivo, conhecer bem as cinco competências cobradas na redação do Enem é crucial.
A competência 4, da qual trataremos neste artigo, consiste em “demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação“. Resumidamente, podemos dizer que estes mecanismos dizem respeito aos articuladores textuais ou conectivos.
Nesta competência serão avaliadas a coesão interparágrafo, coesão interfrasal, a repetição de palavras e articuladores e monobloco.
Coesão interparágrafo e coesão interfrasal
Os parágrafos e as frases devem ser conectados com articuladores. Exceto o primeiro parágrafo, todos os demais devem ser iniciados por articuladores, como, por exemplo, desse modo, contudo, no entanto.
Além disso, no interior de cada parágrafo, as frases devem também ser ligadas com articuladores. Há quem recomende que todas as frases contenham articuladores.
Para tanto, um bom repertório coesivo pode ajudar e muito a melhorar sua nota da redação. É preciso conhecer bem os articuladores e identificar no texto os melhores contextos de utilização de acordo com o significado de cada um.
O que são articuladores?
Articuladores são elementos textuais que imprimem coesão ao texto: preposições, conjunções, advérbios e locuções adverbiais.
Alguns exemplos: porém, entretanto, todavia, contudo, desse modo, outrossim, destarte, no entanto, também, até mesmo, afinal, isto é.
Busque utilizar conectores que imprimam significado ao texto, dando ideia de causa, consequência, explicação, concessão e contradição.
Repetição de palavras e articuladores
A repetição excessiva de palavras e elementos conectores não é bem vinda. Logo, evite empregar o mesmo conector mais de uma vez. No caso das conjunções isto pode ser mais difícil, mas foque em repetir o mínimo possível.
Evite o monobloco!
O monobloco consiste na ausência de marcação de parágrafo. É necessário dar o recuo adequado na margem esquerda da folha (cerca de três centímetros), marcando a primeira linha de cada parágrafo antes de começar a escrever.
Caso o corretor não identifique a divisão de parágrafos com o recuo, pode descontar até 180 pontos da competência quatro.