• Sobre Nós
  • Equipe
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Política Verificação de Fatos
  • Princípios Editoriais
  • Fale Conosco
  • WhatsApp
  • Termos de Serviço
Notícias Concursos
  • Calendário
  • Concursos Abertos
    • Concursos Federais
    • Centro Oeste
    • Sul
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
  • Concursos Previstos
    • Concursos Federais
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Federais
  • Por Área
    • Área Administrativa
    • Área Bancária
    • Área Educação
    • Área Fiscal
    • Área Jurídica
    • Área Saúde
    • Área Segurança Pública
    • Área Tribunais
  • Dicas
  • Benefícios Sociais
    • Bolsa Família
    • BPC
    • CadÚnico
    • CAIXA Tem
    • Desenrola
    • Farmácia Popular
    • Gás do Povo
    • Minha Casa Minha Vida
  • Outros
    • Concurso Unificado
    • Concursos por Nível
      • Concurso Nível Fundamental
      • Concurso Nível Médio
      • Concurso Nível Superior
      • Concurso Nível Técnico
    • Concursos por Cargo
      • Carteiro
      • Guarda Municipal
      • Policial Civil
      • Policial Federal
      • Policial Militar
      • Polícia Penal
      • PRF
    • Educação
    • Direitos Trabalhador
      • Aposentadoria
      • 13º Salário
      • Férias
      • FGTS
      • PIS/PASEP
      • Salário Mínimo
      • Seguro-Desemprego
    • Loterias
      • Resultado Loterias – Mega-Sena, Lotofácil, Quina, Lotomania, Dupla Sena, Timemania, Dia de Sorte, Super Sete, Loteca, Federal, +Milionária
      • Mega-Sena
      • Lotofácil
      • Quina
      • Federal
      • Dupla Sena
      • Lotomania
      • Milionaria
      • Super Sete
      • Timemania
      • Dia de Sorte
    • Moedas Raras
    • Enem e Vestibular
    • Empregos
    • Testes de QI
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Calendário
  • Concursos Abertos
    • Concursos Federais
    • Centro Oeste
    • Sul
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
  • Concursos Previstos
    • Concursos Federais
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Federais
  • Por Área
    • Área Administrativa
    • Área Bancária
    • Área Educação
    • Área Fiscal
    • Área Jurídica
    • Área Saúde
    • Área Segurança Pública
    • Área Tribunais
  • Dicas
  • Benefícios Sociais
    • Bolsa Família
    • BPC
    • CadÚnico
    • CAIXA Tem
    • Desenrola
    • Farmácia Popular
    • Gás do Povo
    • Minha Casa Minha Vida
  • Outros
    • Concurso Unificado
    • Concursos por Nível
      • Concurso Nível Fundamental
      • Concurso Nível Médio
      • Concurso Nível Superior
      • Concurso Nível Técnico
    • Concursos por Cargo
      • Carteiro
      • Guarda Municipal
      • Policial Civil
      • Policial Federal
      • Policial Militar
      • Polícia Penal
      • PRF
    • Educação
    • Direitos Trabalhador
      • Aposentadoria
      • 13º Salário
      • Férias
      • FGTS
      • PIS/PASEP
      • Salário Mínimo
      • Seguro-Desemprego
    • Loterias
      • Resultado Loterias – Mega-Sena, Lotofácil, Quina, Lotomania, Dupla Sena, Timemania, Dia de Sorte, Super Sete, Loteca, Federal, +Milionária
      • Mega-Sena
      • Lotofácil
      • Quina
      • Federal
      • Dupla Sena
      • Lotomania
      • Milionaria
      • Super Sete
      • Timemania
      • Dia de Sorte
    • Moedas Raras
    • Enem e Vestibular
    • Empregos
    • Testes de QI
Sem resultado
Ver todos os resultados
Notícias Concursos
Sem resultado
Ver todos os resultados
Início Educação

Entenda como o Maranhão se prepara para retorno das aulas presenciais

Marina Silva por Marina Silva
29 de abril de 2025, 10:47h
em Educação
Compartilhe no WhatsappLinkedinReddit

Escolas da rede privada e pública do Maranhão se preparam para a volta às aulas, após terem ficado quatro meses sem atividades presenciais por conta da pandemia de Covid-19. A retomada será baseada em protocolos sanitários e pedagógicos e devem optar, por exemplo, pelo ensino híbrido (com aulas online e presenciais).

Algumas unidades de ensino privadas optaram pelo retorno das atividades presenciais no dia 3 de agosto, de acordo o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Maranhão (Sinep), que representa mais de 50 escolas e universidades particulares no estado. A medida vale para séries da educação infantil, ensino fundamental, médio e superior e, segundo o sindicato, a volta não será obrigatória.

Já a portaria emitida pelo Governo do Maranhão, na segunda-feira (20), determinou que as aulas da rede estadual sejam retomadas no dia 10 de agosto e somente para o terceiro ano do ensino médio.

Para os alunos de escolas estaduais que estudam nas demais séries, o documento diz apenas que novas portarias serão lançadas “à luz dos indicadores epidemiológicos”. Até esta segunda, de acordo com a Secretaria de Saúde (SES), o Maranhão havia registrado 106.906 casos e 2.740 mortes por Covid-19.

📲 Receba as principais notícias e oportunidades no seu WhatsApp!

QUERO ENTRAR AGORA →

Esta é a quarta vez que o governo Flávio Dino (PCdoB) remarca a previsão da volta às aulas. Inicialmente, um decreto apontava o retorno para 15 de junho. Depois, a data foi alterada para o dia 1º de julho. Por fim, o governador afirmou que as aulas estavam previstas para o dia 1º de agosto.

De modo geral, as diretrizes estipuladas pelos órgãos responsáveis para a voltas às aulas adotam medidas semelhantes como distanciamento, obrigatoriedade do uso de máscaras faciais de tecido, distribuição de álcool em gel e ensino híbrido, por exemplo. Mas há diferenças como a proibição do uso do bebedouro coletivo em escolas da rede privada e o cancelamento de eventos esportivos na rede pública.

A obrigatoriedade do retorno, mesmo no formato híbrido, também só vale para escolas da rede pública. Já na rede privada, as famílias podem optar por seguir apenas com o ensino à distância. Para evitar aglomerações, as escolas privadas optaram pela suspensão do recreio dos estudantes. Segundo matéria do G1, a Secretaria de Educação não respondeu como será a medida para os estudantes da rede pública.

VocêPode Gostar

Equipe de panificação do IF Baiano celebra produção de pães em projeto educacional.

Programa Mulheres Mil oferece 4.522 vagas em 43 cursos gratuitos de qualificação profissional

26 de agosto de 2026, 10:17h
Estudantes em biblioteca universitária representando o processo de mudança de faculdade para universidade conforme critérios do MEC.

De faculdade a universidade: entenda quais procedimentos o MEC estabelece para que uma instituição mude de categoria

26 de agosto de 2026, 10:16h
Imagem ilustrativa de participante concentrada preenchendo a prova em sala de aula, com colegas ao fundo, em referência ao encerramento do prazo para pedir a reaplicação do Encceja 2026

Prazo final para solicitar a reaplicação do Encceja 2026 é sexta (28); provas serão realizadas nos dias 6 e 7 de outubro

26 de agosto de 2026, 06:45h

Diferente da rede privada e estadual, o retorno das aulas na rede municipal de São Luís deve acontecer somente em setembro. A Secretaria de Educação (Semus) informou que ainda não há um cronograma definido para a retomada, mas a ideia é que os alunos do 8º ao 9º, retornem primeiramente. Em seguida, o 5º ano e assim por diante.

Como vai funcionar?

A retomada deve seguir os protocolos sanitários para a Covid-19, que foram determinadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Algumas escolas particulares, por exemplo, além de seguirem as diretrizes estaduais, consultaram hospitais e médicos que atuam na linha de frente contra a doença. Veja abaixo:

Rede estadual

De acordo com a Secretaria Estadual de Educação, as aulas para a rede estadual acontecerão por meio de rodízio semanal de estudantes. O ensino será híbrido, ou seja, parte será presencial e parte será à distância.

O uso de máscaras será obrigatório e os alunos e funcionários terão a temperatura aferida na entrada. O cronograma determina que a reposição da carga horária deve ser realizada durante com aulas aos sábados ou será ampliada, em até duas horas-aula, a jornada escolar no contra turno do estudante. Além disso, as escolas também devem:

  • Distribuir materiais de higiene e desinfecção para os estudantes, professores e demais funcionários;
  • Escalonar o horário de entrada e saída de séries e turmas, com intervalos entre os grupos, a fim de evitar aglomeração;
  • Sinalizar distanciamento nas filas das lanchonetes e restaurantes;
  • Desinfectar, de forma permanente e contínua, com produtos adequados ao combate da Covid-19, os locais utilizados rotineiramente nas instituições;
  • Suspender as atividades presenciais que podem provocar aglomeração de pessoas, a exemplo de eventos, prática de esportes, torneios, gincanas e solenidades de formatura;
  • Instituir uma Comissão de Saúde;
  • Manter o distanciamento social, sendo 1 metro para ambientes com ventilação natural e 1,5 m para ambientes com ventilação artificial;
  • Garantir a lavagem frequente das mãos e observar dos protocolos e etiquetas respiratória.

Rede privada

Para a rede privada de ensino, os protocolos sanitários para os alunos serão praticamente similares ao das escolas estaduais. Mas, diferente da rede estadual, o retorno às aulas não será obrigatório e por isso, o sistema híbrido de ensino será mantido. Além disso, o recreio será suspenso. As escolas também deverão adotar as seguintes medidas:

  • Criar um protocolo de segurança sanitária;
  • Orientação constante sobre o uso e manuseio das máscaras;
  • Proibição do uso coletivo de bebedouros;
  • Adoção de garrafas de água individuais;
  • Realizar a divisão das turmas em grupos;
  • Distribuir álcool em gel para os alunos e instalar reservatórios com o produto nas dependências;
  • Estabelecer horários diferenciados de entrada e saída;
  • Escalar dias para as aulas presenciais;
  • Distanciamento mínimo de 1,5 m entre os estudantes.

Preparação para o retorno

 

Ao G1, o diretor de Gestão e Projetos do Grupo Crescimento, Marco Moura, explicou que estão sendo enviados aos pais, alunos e professores cartilhas, e-books e vídeos explicativos sobre os protocolos que deverão ser adotados pela escola. Houve também a intensificação do treinamento com os educadores que vão receber os alunos presencialmente nos próximos dias.

“Estamos realizando o envio de cartilhas, de e-books, de vídeos educativos e fazendo a formação do nosso time de colaboradores durante o mês de julho. Iremos intensificar agora no fim do mês, quando antecede as aulas. Estamos preparando todos para poder receber melhor os alunos nessa retomada. Os pais também estão recebendo informativos, cartilhas online e participando conosco de reuniões, a respeito dos protocolos de saúde, sanitário e do protocolo pedagógico”, explicou.

Além disso, foram realizadas adaptações pedagógicas, como por exemplo, a adoção de atividades individuais para alunos da Educação Infantil e a divisão das turmas por grupos. Amanda Batalha, professora da escola Mapple Bear, disse ao G1, que a medida deve ajudar no auxílio ao aprendizado, já que as aulas serão direcionadas a um grupo menor de estudantes.

“Separamos alguns momentos nos quais as crianças que estarão aqui presentes, vão desenvolver atividades de forma independente e por isso, vamos poder dar o auxílio às crianças que optarem por continuar na modalidade on-line. A principal mudança é que as turmas serão divididas em dois grupos. Então cada grupo ficará em um espaço físico separado, diferente, respeitando as normas de distanciamento e isso será um benefício para a gente, porque poderemos dar um auxílio mais eficiente para cada grupo de alunos, já será um grupo menor”, disse. Fonte: G1

Tags: alunosaulas presenciaiscolégios particularescoronaviruscovid 19educadoresensino híbridoensino remotoescolas públicasgestores educacionaismaranhaomedidas segurançaspaispandemiaProfessoresprotocolos de segurançaretorno atividades escolaresvolta às aulas
Postagem anterior

Negócio Jurídico e a Escada Ponteana: existência, validade e eficácia

Próxima postagem

Concurso Câmara Municipal de Imbé RS 2020: Salários de até R$ 3.632,41!

Marina Silva

Marina Silva

Jornalista e Redatora Web

Artigos Relacionados - Posts

Equipe de panificação do IF Baiano celebra produção de pães em projeto educacional.
Cursos

Programa Mulheres Mil oferece 4.522 vagas em 43 cursos gratuitos de qualificação profissional

26 de agosto de 2026, 10:17h
Estudantes em biblioteca universitária representando o processo de mudança de faculdade para universidade conforme critérios do MEC.
Educação

De faculdade a universidade: entenda quais procedimentos o MEC estabelece para que uma instituição mude de categoria

26 de agosto de 2026, 10:16h
Imagem ilustrativa de participante concentrada preenchendo a prova em sala de aula, com colegas ao fundo, em referência ao encerramento do prazo para pedir a reaplicação do Encceja 2026
Educação

Prazo final para solicitar a reaplicação do Encceja 2026 é sexta (28); provas serão realizadas nos dias 6 e 7 de outubro

26 de agosto de 2026, 06:45h
Estudante analisa materiais de pós-graduação para escolher uma especialização.
Educação

Não sabe qual pós fazer? Veja as melhores opções para cada graduação

25 de agosto de 2026, 16:55h
Professora acompanha criança em atividade educativa relacionada à inclusão e ao desenvolvimento.
Educação

Pós-graduação: conheça áreas de especialização para atuar com TEA

25 de agosto de 2026, 15:34h
Professores e gestores reunidos durante processo de escolha dos livros didáticos do PNLD.
Educação

MEC abre seleção de livros didáticos para estudantes do 1º ao 5º ano; professores e gestores têm até 8 de setembro

25 de agosto de 2026, 09:33h
Próxima postagem

Concurso Câmara Municipal de Imbé RS 2020: Salários de até R$ 3.632,41!

Alegações Finais no Novo CPC

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Novidades

Policial Rodoviário Federal ao lado de viatura da PRF durante operação em rodovia.

Concurso PRF: decisão por prorrogação do último edital é revogada

26 de agosto de 2026, 13:52h
Arte com a marca do Desenrola Brasil sobre foto de pessoa usando calculadora diante de faturas e caderno com lista de contas a pagar, em referência aos descontos da renegociação

Renegociação de dívidas pelo Desenrola 2.0 termina em 5 dias; veja como funciona os descontos

26 de agosto de 2026, 13:50h
Prédio da CGU representa o novo concurso para Auditor Federal de Finanças e Controle com 60 vagas.

Concurso CGU: orçamento de 2026 prevê contratação da banca organizadora

26 de agosto de 2026, 11:19h
Mulher usando iPhone durante chamada de emergência, representando o recurso de envio de imagens ao vivo em ocorrências pelo 190.

Chamadas para o 190 pelo iPhone poderão enviar imagens ao vivo da ocorrência

26 de agosto de 2026, 11:11h
Mulher segura notas de dinheiro em frente a uma agência bancária, representando o pagamento do 4º lote da restituição do IRPF 2026.

Receita paga 4º lote do IRPF em 31 de agosto; restituição soma R$ 1,23 bilhão

26 de agosto de 2026, 11:02h

Sobre o Notícias Concursos

O portal Notícias Concursos foi criado em 2010 com objetivo de ajudar aqueles que almejam uma vaga na carreira pública, através de notícias e dicas relacionadas a Concursos Públicos. Com o passar dos anos ampliamos nosso editorial com: Benefícios Sociais, Direitos do Trabalhador, Economia, entre outros. Nossos conteúdos prezam pela qualidade e objetividade. Pertencemos ao grupo SENA ONLINE, 20 anos de credibilidade em conteúdo web.

Inscreva-se no Canal

canal youtube noticias concursos

Institucional

  • Cronograma dos Concursos
  • Sobre Nós
  • Política de Verificação de Fatos
  • Príncipios Editorais
  • Privacidade
  • Propriedade e Financiamento
  • Equipe
  • Fale Conosco
  • Mapa do Site
  • Calendário
  • Concursos Abertos
  • Concursos Previstos
  • Federais
  • Por Área
  • Dicas
  • Benefícios Sociais
  • Outros

© 2025 Notícias Concursos - Marca Registrada.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Calendário
  • Concursos Abertos
    • Concursos Federais
    • Centro Oeste
    • Sul
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
  • Concursos Previstos
    • Concursos Federais
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Federais
  • Por Área
    • Área Administrativa
    • Área Bancária
    • Área Educação
    • Área Fiscal
    • Área Jurídica
    • Área Saúde
    • Área Segurança Pública
    • Área Tribunais
  • Dicas
  • Benefícios Sociais
    • Bolsa Família
    • BPC
    • CadÚnico
    • CAIXA Tem
    • Desenrola
    • Farmácia Popular
    • Gás do Povo
    • Minha Casa Minha Vida
  • Outros
    • Concurso Unificado
    • Concursos por Nível
      • Concurso Nível Fundamental
      • Concurso Nível Médio
      • Concurso Nível Superior
      • Concurso Nível Técnico
    • Concursos por Cargo
      • Carteiro
      • Guarda Municipal
      • Policial Civil
      • Policial Federal
      • Policial Militar
      • Polícia Penal
      • PRF
    • Educação
    • Direitos Trabalhador
      • Aposentadoria
      • 13º Salário
      • Férias
      • FGTS
      • PIS/PASEP
      • Salário Mínimo
      • Seguro-Desemprego
    • Loterias
      • Resultado Loterias – Mega-Sena, Lotofácil, Quina, Lotomania, Dupla Sena, Timemania, Dia de Sorte, Super Sete, Loteca, Federal, +Milionária
      • Mega-Sena
      • Lotofácil
      • Quina
      • Federal
      • Dupla Sena
      • Lotomania
      • Milionaria
      • Super Sete
      • Timemania
      • Dia de Sorte
    • Moedas Raras
    • Enem e Vestibular
    • Empregos
    • Testes de QI

© 2025 Notícias Concursos - Marca Registrada.

Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.