Taxa Selic
A taxa Selic é a taxa básica de juros da economia. Sendo assim, é o principal instrumento de política monetária utilizado pelo Banco Central (BC) para controlar a inflação, conforme informações oficiais do próprio BCB.
Dessa forma, a taxa Selic influencia todas as taxas de juros do país. Tais como as taxas de juros dos empréstimos, dos financiamentos e das aplicações financeiras.
Ainda conforme informações oficiais, a taxa Selic refere-se à taxa de juros apurada nas operações de empréstimos de um dia entre as instituições financeiras que utilizam títulos públicos federais como garantia.
O Banco Central opera no mercado de títulos públicos para que a taxa Selic efetiva esteja em linha com a meta da Selic definida na reunião do Copom, o Comitê de Política Monetária do BC.
O que significa Selic?
O nome da taxa Selic vem da sigla do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia. Sendo assim, esse sistema é uma infraestrutura do mercado financeiro administrada pelo BC, nele são transacionados títulos públicos federais. Ao passo a taxa média ajustada dos financiamentos diários apurados nesse sistema corresponde à taxa Selic.?
Títulos emitidos pelo Tesouro Nacional
Conforme informa o BC, o Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic) é o sistema em que se efetua a custódia e se registram as transações com a maioria dos títulos emitidos pelo Tesouro Nacional.
O Selic, gerido pelo Banco Central (BC), é uma infraestrutura do mercado financeiro (IMF). Como infraestrutura, o Selic faz parte do Sistema de Pagamentos Brasileiros (SPB).
As infraestruturas do mercado financeiro como um todo desempenham um papel fund?amental no âmbito do Sistema Financeiro Nacional (SFN).
Papel do sistema Selic na estabilidade financeira
O sistema Selic é fundamental em possíveis casos de falência ou insolvência de instituições financeiras. Dessa forma, a liquidação em tempo real e o registro das transações com títulos públicos federais em seu banco de dados pode coibir fraudes e prevenir o contágio em outras instituições.
O que são os TPFs?
TPFs são os Títulos Públicos Federais, sendo assim, são promessas de pagamento emitidas pelo governo do Brasil, representado pelo Tesouro Nacional. Quando emite um título, o governo torna-se devedor. Sendo assim, quem compra o título financia o governo, é o processo que ocorre quando você se torna um investidor, por isso, recebe o valor de volta com juros.
Veja as informações atuais e oficiais sobre o sistema Selic, conforme informações do BCB, o Banco Central do Brasil.
- Aproximadamente 500 participantes
- Em torno de 160 mil clientes individualizados
- Há 8 tipos de títulos, distribuídos em cerca de 380 vencimentos, que estão depositados e equivalem a 99% da carteira de títulos públicos federais.
- Mensalmente cerca de 40 leilões de títulos para o Tesouro Nacional, que movimentam um montante de R$ 78 bilhões.