O processo de mecanização do campo no Brasil aconteceu principalmente durante o século XX e transformou completamente diversas regiões do país.
Além disso, o processo de mecanização do campo no Brasil durante o século XX, assim como o processo de industrialização, modificaram a organização da sociedade no país.
O processo de industrialização no Brasil começa logo após a Segunda Guerra Mundial, com a chegada de máquinas e equipamentos importados.
Por isso, logo no começo do processo de industrialização, ocorreu uma grande dificuldade no manejo e na manutenção das máquinas.
Entretanto, por conta da chegada de multinacionais no país, inclusive empresas com produção rural, a operacionalização dos maquinários encontrou-se meios mais adequados para firmar-se, impactando diretamente na produtividade.
O processo de mecanização do campo no Brasil poderá aparecer em diversos vestibulares, assim como no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Por isso acompanhe o artigo e saiba mais sobre!
Consequências do processo de mecanização do campo
Veja abaixo as principais consequências do processo de mecanização do campo.
Aumento da produtividade
Houve um enorme aumento na produtividade agrícola através da instalação de máquinas e equipamentos eficazes nos processos de semeaduras, colheita e processamento.
Aumento das exportações
A agricultura no Brasil sempre esteve ligada a concentração de terras e desenvolvimento de monoculturas exportadoras.
No entanto, com a mecanização do campo, a produção aumentou significativamente e inseriu o país entre os maiores produtores e exportadores de alguns produtos.
Podemos destacar entre os principais produtos café, soja, cana-de-açúcar, entre outros.
Aumento do êxodo rural
Por conta da mecanização do campo, grande parte da mão-de-obra foi substituída por máquinas, diminuindo o custo de produção dos produtores, além de apresentar um maior resultado produtivo.
Desse modo, uma enorme massa de trabalhadores deixou o campo e partiu para os grandes centros urbanos, ocasionando o fenômeno conhecido como êxodo rural.
Por isso, houve uma grande aceleração da urbanização, intensificado ainda mais pelo crescimento da industrialização no Brasil.
Aumento da fronteira agrícola
Através da transformação e desenvolvimento de técnicas de cultivo, ocorreu uma expansão de áreas agricultáveis.
Dessa maneira, podemos citar o aumento da fronteira agrícola no Cerrado, por conta do desenvolvimento de técnicas para controlar a acidez dos solos presentes nesse bioma.
Em decorrência houve um grande aumento da produção, mas em contrapartida aconteceu o desmatamento de diversas áreas naturais.
Por fim, ficou notório como a organização do espaço geográfico transformou-se através do processo de mecanização do campo, demonstrando como a sociedade acaba afetada diretamente pela evolução de técnicas e o surgimento de novas máquinas e equipamentos.
E então, gostou de saber um pouco mais sobre o processo de mecanização do campo?
Não deixe de ler também – Para estudar: O que é Rodada Doha e seus objetivos.