Guerras Napoleônicas: Entenda a Batalha de Waterloo

A Batalha de Waterloo aconteceu em 1815 em meio às Guerras Napoleônicas. O conflito ocorreu em Waterloo, próximo a Bruxelas na Bélgica. 

O conflito ocorreu no contexto das Guerras Napoleônicas e tinha como envolvidos o Primeiro Império Francês que era comandado por Napoleão Bonaparte e a Sétima Coligação que era composta por Reino Unido, Holanda, Reino de Hannover e Prússia. 

A saber, a derrota na Batalha de Waterloo acabou com o poder de Napoleão na França, assim como aniquilou suas pretensões de formar um império. 

O tema poderá aparecer em provas de vestibulares, assim como no Enem. Por isso vale a pena ficar ligado, acompanhe!

Batalha de Waterloo: Contexto Histórico

Depois de ser derrotado e obrigado a abdicar do poder que durava 15 anos na França, Napoleão Bonaparte foi preso na costa italiana. 

No entanto, em 1815 ele consegue fugir e marcha sobre Paris em 1 de março de 1815. Desse modo, potências da época declaram guerra contra Napoleão, entra elas: Inglaterra, Prússia e Áustria. 

Desse modo, Napoleão acaba ficando obcecado para recuperar seus domínios. Durante esse período, o rei Luís XVIII se refugiou na Holanda.

A Batalha de Waterloo contou comandando o Primeiro Império Francês, Napoleão Bonaparte e Michel Ney. Já a Sétima Coligação contou com o comando de Duque de Wellington (Reino Unido) e Gebhard Von Blucher (Reino da Prússia). 

Vale dizer que o império comandado por Napoleão contava com cerca de 73 mil homens, já a Sétima Coligação com 118 mil homens. 

A Batalha de Waterloo teve como baixas:

Primeiro Império Francês

  • Estima-se 24 mil homens entre mortos e feridos
  • 8 mil soldados capturados
  • 15 mil desaparecidos 

Sétima Coligação  

  • Estima-se 19 mil homens mortos ou feridos 
  • 5 mil desaparecidos

A saber, a Sétima Coligação além de contar com um exército maior, também contou com canhões de guerra. 

Consequências

A Batalha de Waterloo terminou com a vitória da Sétima Coligação, portanto, colocando fim no governo de cem dias de Napoleão Bonaparte. 

Além disso, foi promovido o exílio de Napoleão na Ilha de Santa Helena, até a sua morte em 1821. 

Ademais, uma das maiores consequências da Batalha de Waterloo foi o protagonismo que o Reino Unido assumiu na Europa após a queda de Napoleão e o enfraquecimento francês. 

E então, gostou de conhecer mais sobre esse tema?

Não deixe de ler também – Revolução Francesa: Resumão para você ir bem na prova de História

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.