O conceito de engajamento no trabalho ajuda os líderes a auxiliarem os liderados na hora de se sentirem parte da empresa. Afinal, não basta ter motivação, é necessário entender o seu papel e o seu valor para se comprometer com as suas demandas de trabalho e assim construir uma carreira sólida, concorda?
Pensando nisso, fizemos este guia com muitos detalhes importantes sobre o tema. Esperamos servir de fonte de inspiração para você! Continue lendo. 😉
O que é engajamento no trabalho?
O conceito de engajamento no trabalho refere-se ao nível de motivação, entusiasmo, foco e dedicação que cada colaborador tem com relação às suas tarefas cotidianas.
É a forma como o time se sente parte da empresa e o quanto isso promove uma maior produtividade.
Além disso, o engajamento no trabalho é a maneira como cada indivíduo executa as suas tarefas: diferente do piloto automático, uma pessoa engajada é capaz de pensar criticamente sobre as suas ações, propondo melhorias e sendo mais proativo.
Por conta desses fatores que o engajamento é tão importante no ambiente de trabalho.
Como promover o engajamento no trabalho?
Entendido o que é e qual a importância, vamos às dúvidas cruciais e mais importantes: Como promover esse tipo de engajamento? Como fazer com que os colaboradores se sintam parte de algo maior e possam, assim, se dedicar mais a cada tarefa?
Veja algumas considerações a seguir:
1. Conheça o perfil do colaborador e dê a ele a vaga correta
O começo de tudo é o ponto de partida na hora de promover o engajamento no trabalho. Isso porque se você não conhece o perfil do colaborador e não dá a ele a vaga correta, as chances de o trabalho ser desempenhado de forma automática e sem engajamento são bem grandes.
Sendo assim, desenvolva um processo seletivo que seja capaz de traçar melhor o perfil de cada candidato. E depois de contratar, esteja por perto da pessoa para conhecê-la e, assim, oferecer a ela as tarefas e demandas mais alinhadas ao seu perfil.
2. Desenvolva o seu time com treinamentos
Desenvolva o seu time com treinamento e desenvolvimento de acordo com as demandas e tarefas cotidianas. Isso gera mais motivação, felicidade e bem-estar. Além disso, o engajamento no trabalho é estimulado a partir do momento em que a pessoa começa a aprender as melhores estratégias para executar as suas obrigações.
3. Desenvolva a sua liderança
A liderança também deve ser desenvolvida. Pois ela pode ter um papel preponderante no engajamento no trabalho. Foque em criar líderes qualificados para tal posição.
4. Dê feedback e reconheça os seus colaboradores
Dar feedbacks periódicos e, inclusive, montar um cronograma de feedback, são ações que podem aproximar os colaboradores de seus trabalhos, tornando-os mais engajados.
Da mesma forma, não se esqueça de reconhecer os esforços e resultados de cada um, ok?
5. Acolha e entenda as angústias do time
Por fim, pratique a escuta ativa e entenda as angústias do seu time. Assim você poderá auxiliá-los e dá-los direcionamentos importantes, que melhoram a dinâmica do trabalho e auxiliam na hora de trazer mais engajamento.