ENFIM ou EM FIM: qual das duas expressões está certa?
As expressões “ENFIM” e “EM FIM” provocam muita confusão entre os estudantes brasileiros, uma vez que elas são palavras muito parecidas.
Assim, para te ajudar a obter um bom desempenho nos concursos, na prova do ENEM ou nos vestibulares, o artigo de hoje trouxe um resumo sobre as principais regras que envolvem o uso dessas duas expressões. Vamos conferir!
ENFIM e EM FIM: as duas expressões existem na língua portuguesa?
Sim. Antes de mais nada, é preciso deixar claro que as duas palavras existem na língua portuguesa e que ambas estão corretas. A diferença é que cada uma delas possui o seu significado e deve ser usada dentro de um determinado contexto e com uma função específica.
Porém, muitas pessoas acreditam que as duas expressões são sinônimas, o que não é verdade: cada uma dessas duas palavras tem um significado próprio e usos diferentes.
ENFIM: entenda como a palavra deve ser usada
“Enfim” é uma expressão que pode ser usada como um advérbio de tempo, assumindo o sentido de conclusão, resolução ou encerramento. Dessa maneira, “enfim” pode ser usado para encerrar uma ideia e concluir um argumento.
Nesse contexto, a expressão “enfim” possui como sinônimos as palavras “afinal”, “finalmente” e “por fim”.
Ainda está em dúvida? Confira alguns exemplos com o uso de “enfim”:
- Enfim poderemos nos ver neste final de ano.
- Tentei diversas vezes e, enfim, consegui negociar a minha dívida com o banco.
- Depois de muita discussão, enfim eu e meu amigo chegamos a um acordo.
- Depois de anos de muito trabalho duro, consegui finalmente realizar meu sonho. Enfim, estou vivendo daquilo que realmente é a minha paixão.
- Foram anos de estudo e dedicação, mas enfim consegui passar no vestibular.
Observe que, em todos esses exemplos, “enfim” é usado para indicar o desfecho de uma situação ou ação. Em outras palavras, ele marca o fim de um processo e o começo de uma nova fase.
EM FIM: entenda como a palavra deve ser usada
A expressão “em fim”, escrita de forma separada, é formada a partir da junção entre a preposição “em” e o substantivo “fim”. Essa palavra pode assumir a função de locução adverbial de tempo, adquirindo o papel de advérbio em determinadas orações.
Confira alguns exemplos com o uso dessa palavra:
- O tio de Laura está no hospital e em fim de vida.
- Em fim de festa, a maioria dos convidados já foi embora e só restam os mais alegres e jovens.
- Em fim de tarde, minha mãe gosta de caminhar no parque para ficar bem tranquila.
- O velho cantor se encontra em fim de carreira.
- Estamos em fim de ano e muitas lojas do centro da cidade estão fazendo promoções para acabar com todo o estoque.
Você deve ter percebido que a locução adverbial “em fim de” deve ser usada para indicar o final de algo, seja em relação ao tempo ou a um evento.
ENFIM e EM FIM: dicas finais
De forma geral, podemos dizer que “enfim” e “em fim” possuem significados diferentes e devem ser utilizados de formas distintas. É importante que você esteja atento ao uso correto das expressões para evitar erros de gramática.
Por fim, é válido ressaltar que é comum haver confusão entre “em fim de” e “enfim”. Como já mencionado, “enfim” deve ser usada para indicar o desfecho de uma situação ou ação, enquanto a expressão “em fim de” pode ser utilizada para indicar o final de algo.
Preste atenção: dica final
Atenção! Note que a expressão “en fim”, com o uso da letra “n” depois do “e”, está escrita de maneira incorreta e não existe na língua portuguesa.