Enem: O que é arte moderna?
Arte moderna: você já ouviu falar? Embora seja um pouco complicado, a coisa mais importante que alguém precisa saber é que ela se difere da arte contemporânea.
Muitos se confundem com os dois termos, mas nada muito surreal. Há casos em que ambos se assemelham bastante. Contudo, quando se trata de arte, devemos entender de fato as divergências.
Para quem estuda para vestibular, Enem ou então em cursos de artes essa informação é primordial.
Arte Moderna x Arte Contemporânea
Uma boa regra prática é:
Arte Moderna : Arte desde os impressionistas (digamos, por volta de 1880) até os anos 1960 ou 70, incluindo estilos modernos de arte realística.
Arte Contemporânea : Arte das décadas de 1960 ou 1970 até hoje.
Você poderia dizer que a Arte Moderna começou exatamente quando os impressionistas estavam perdendo o fôlego. Embora esta seja uma classificação aceitável, argumentos fortes podem ser (e têm sido) feitos que a Arte Moderna começou em uma variedade de datas diferentes. Dependendo do curso de pesquisa que uma pessoa faz, a Arte Moderna começou com:
- Romantismo, no início de 1800,
- Realismo, na década de 1830,
- O anúncio de Daguerre, em 1839, de que havia inventado um método para fazer uma imagem direta positiva,
- O escritor Baudelaire que, em 1846, apelou aos artistas para “ser do seu tempo”,
- O primeiro show impressionista em 1874
Mas qual está certo? É importante saber que nenhum deles está “errado”. Para simplificar, vamos apenas dizer que a Arte Moderna começou no século 19 e percorreu uma série de “ismos” até o final da década de 1960.
Para entender melhor sobre a arte contemporânea, confira um artigo específico – Enem: O que é arte contemporânea?