Enem: Inep encerra hoje o período para solicitar isenção da taxa de inscrição

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) encerra hoje, dia 28 de maio, o período de solicitação de isenção da taxa de inscrição no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2021. De acordo com o edital de isenção, os interessados devem fazer o pedido até as 23h59 desta sexta-feira. Todo o procedimento deve ser feito na Página do Participante.

Também se encerra hoje o período para que os estudantes justifiquem a ausência no Enem 2020, se for o caso. A justificativa também deve ser feita no site do Enem.

Critérios para a isenção

Ainda de acordo com o edital, podem solicitar a isenção da taxa:

  • Os estudantes que estão cursando a 3ª série do ensino médio em escolas da rede pública;
  • Os estudantes que tenham feito o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral em colégio particular, tendo a renda familiar de até 1,5 salário mínimo per capta (Lei nº 12.799/2013);
  • Inscritos no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais).

 O Inep poderá consultar o órgão gestor do CadÚnico para verificar os dados do participante. Além disso, os estudantes devem enviar os documentos exigidos e os dados pessoais na Página do Participante.

Ainda conforme o edital, o Inep deve liberar um resultado preliminar no dia 9 de junho. Os candidatos poderão entrar com recurso contra o resultado entre os dias 14 e 18 de junho. A publicação do resultado final está prevista para o dia 25 de junho, após a análise dos recursos.

Aqueles que conseguirem a isenção da taxa de inscrição do Enem 2021 não estão automaticamente inscritos no processo seletivo. Desse modo, devem realizar o procedimento de inscrição, quando o Inep abrir o período.

E aí? Gostou do texto? Então deixe o seu comentário!

Leia UFJF: Módulos I e II do Pism 2021 têm novas datas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.