O solo faz parte da camada superficial da crosta terrestre. Trata-se de uma peça importante para a manutenção da vida na Terra, pois, ele é o responsável pelos alimentos que consumimos.
Além disso, o solo também é responsável pela produção de matérias primas fundamentais para construções.
Ele também serve para armazenamento, escoamento e infiltração da água na superfície, ou seja, o solo é essencial para a manutenção de diversos ecossistemas.
Por isso a preservação do solo é fundamental para a vida na Terra. No entanto, ele acaba sendo muitas vezes contaminado e explorado de maneira ilegal.
Se você está se preparando para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e demais vestibulares, vale a pena conhecer um pouco mais sobre a importância do solo. Acompanhe.
Tipos de Solo
O solo é formado por minerais e matéria orgânica originários de um processo de degradação das rochas e decomposição da fauna e flora.
Existem vários tipos de solo no planeta, no entanto, os três principais são:
- Arenoso
- Argiloso
- Orgânico
Importância
O solo é peça fundamental para manutenção da vida humana, dos animais, da agricultura, etc. Afinal, ele é o responsável pelo cultivo de alimentos e pela nossa sobrevivência.
Ele também é responsável por grande parte das matérias primas utilizadas nas construções de casas, prédios, hospitais, entre outras áreas.
Além disso, ele é o responsável por fornecer os alimentos necessários para os animais sobreviverem. Assim como, é essencial na formação do ecossistema terrestre, pois ele fornece energia e nutrientes para as plantas.
Ele também é fundamental para o desenvolvimento da agricultura, no entanto alguns solos são extremamente pobres em nutrientes o que não possibilita o desenvolvimento das plantas.
Vale destacar que a produção sustentável com a ausência de produtos químicos se tornou uma alternativa para a proteção do solo, evitando que ele empobreça.
Poluição
A principal causa da degradação do solo é a poluição causada pelo homem. Algumas ações são as principais responsáveis, como por exemplo:
- Queimadas,
- Desmatamento,
- Preparação do solo para pecuária,
- Entre outras.
Essas atitudes corroboram para o desenvolvimento de severos problemas ambientais.
Todavia, algumas medidas podem ser tomadas para diminuir os impactos causados pela má gestão do solo, como por exemplo:
- Combate às queimadas
- Redução do uso de agrotóxicos
- Reflorestamento
- Descarte do lixo em locais apropriados
- Lixo químico em locais apropriados
- Praticar a coleta seletiva
E então, gostou de saber um pouco mais sobre o assunto?
Não deixe de ler também – Dicas de documentários sobre Biologia Marinha.