ENEM e vestibulares: autores que serão cobrados nas provas

Todos nós sabemos que a disciplina de literatura está presente nas provas mais importantes do país, como os vestibulares e o ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

Essas questões costumam abordar, além de outros temas, os autores mais relevantes e renomados da literatura brasileira.

Assim, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo com os principais autores da literatura brasileira que serão abordados pelas questões dos vestibulares e do ENEM. Confira!

ENEM e vestibulares: autores mais abordados pelas questões

Como mencionamos, existem alguns autores da literatura brasileira que são cobrados com frequências pelas principais provas do país.

Você deve estudar esses autores em relação aos livros que eles escreveram. Busque entender também o contexto em que cada obra foi escrita e as principais características das mesmas.

Veja, a seguir, a lista que separamos com autores que poderão ser cobrados pelos vestibulares e o ENEM.

Autores que serão cobrados no vestibular: a lista

José de Alencar (1829-1877)

José de Alencar é considerado o precursor do estilo romântico na literatura brasileira. Dentre as suas obras mais conhecidos e mais abordadas pelos vestibulares, podemos citar: Iracema”, “Senhora” e “O Guarani”.

Machado de Assis (1839-1908)

Joaquim Maria Machado de Assis é considerado o maior nome da literatura brasileira. Machado de Assis foi o responsável  iniciar o realismo na literatura brasileira, dando ao movimento com o seu marco inicial: a obra “Memórias Póstumas de Brás Cubas”. Além desse livro, os obras de grande destaque do escritor são: “Quincas Borba” e “Dom Casmurro”.

Graciliano Ramos (1892-1953)

Graciliano Ramos foi jornalista, escritor, contista, político e memorialista. A sua obra mais conhecida e abordada pelos vestibulares, “Vidas Secas”, retrata a vida de uma família que vive em condições precárias no Nordeste do país.

Carlos Drummond de Andrade (1902-1987)

O primeiro livro de prosa publicado por Carlos Drummond de Andrade foi “Confissões de Minas”. Porém, grande marco em sua carreira foi “A Rosa do Povo”, obra em que o autor apresenta uma reflexão sobre a condição do ser humano.

Mario Quintana (1906-1994)

Mário Quintana foi um escritor modernista e é considerado um dos maiores poetas do século XX.

A poesia de Quintana é marcada pela sensibilidade e aborda temas como a vida, a morte e a passagem do tempo. Além disso, a sua obra é, de uma forma geral, marcada pela presença de metáforas e sutilezas, encantando os leitores com sua linguagem delicada.

Jorge Amado (1912-2001)

Jorge Amado foi um escritor baiano conhecido por suas obras que retratam a cultura e as tradições do povo nordestino. “Gabriela, Cravo e Canela” e “Dona Flor e Seus Dois Maridos” são algumas de suas obras mais conhecidas e abordadas pelas provas.

Clarice Lispector (1920-1977)

Clarice Lispector foi jornalista, escritora e autora de uma série de romances, contos e ensaios. Ainda nos dias de hoje, Lispector é considerada uma das mais importantes escritoras brasileiras.

Lima Barreto (1881-1922)

Lima Barreto foi um escritor que escreveu livros sobre temas como o racismo, a marginalização social e a crítica à sociedade brasileira do início do século XX. Dentre as suas produções, podemos destacar o romance “Triste Fim de Policarpo Quaresma”.

Érico Veríssimo (1905-1975)

Érico Veríssimo foi um escritor que se destacou principalmente pela sua trilogia “O Tempo e o Vento”, uma obra extensa que retrata a formação e o desenvolvimento do Rio Grande do Sul ao longo de gerações.

João Cabral de Melo Neto (1920-1999)

João Cabral de Melo Neto foi um poeta pernambucano conhecido por sua linguagem objetiva e seu rigor formal. O livro “Morte e Vida Severina” é uma de suas obras mais conhecidas, retratando a dura realidade dos retirantes nordestinos.

Rachel de Queiroz (1910-2003)

Rachel de Queiroz foi a primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras. O seu principal romance é “O Quinze”, um livro que aborda a seca no Nordeste do Brasil e suas consequências para a população da região.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.