Dicas de filmes sobre violência urbana 

Vários assuntos fazem parte dos temas atuais de grande relevância. Um deles é a violência urbana que faz parte das sociedades desenvolvidas, mas sobretudo de países subdesenvolvidos. 

Em síntese, países pobres sofrem radicalmente com a ausência de infraestrutura, oportunidades e desigualdade social. 

Todavia, a violência urbana está presente nos quatro cantos do planeta, por isso acaba sendo muito cobrada em vestibulares, no Enem e concursos públicos. 

Dicas de Filmes que abordam a violência urbana

5x Pacificação (2012)

O filme retrata o processo de implantação das UPPS (Unidades de Polícia Pacificadoras) no Rio de Janeiro. 

O longa também demonstra como funcionam as UPPs nas comunidades do Rio de Janeiro de uma forma diferente do que se vê na mídia. 

Além disso, busca examinar as UPPs de uma maneira distinta, aprofundando-se no ponto de vista dos habitantes da comunidade que vivem a realidade e o cotidiano da violência urbana. 

Quebrando o Tabu (2011)

Os Estados Unidos influenciaram várias nações a declararem guerra contra às drogas, em uma tentativa de deixar o mundo livre de narcóticos. 

Todavia, ano após ano os danos causados pelos entorpecentes só aumentam na sociedade. Abusos, extrema violência, guerras, desenvolvimento de cartéis, fortalecimento de facções criminosas, acabam sendo resultados dessa batalha. 

O documentário, Quebrando o Tabu, escuta várias pessoas do mundo todo sobre possíveis soluções, mudanças de posturas, entre outros assuntos acerca do tema. 

Referendo (2012)

A obra demonstra como o polêmico plebiscito acabou dividindo opiniões sobre o desarmamento do povo brasileiro. 

Portanto, a questão da votação tinha como objetivo escolher se o povo deveria ser desarmado. O plebiscito envolveria a proibição de compra e venda de armas de fogo no país, assim como a entrega de armas de fogo pela população. 

O documentário se torna importante para aprender como funciona um referendo e escolha da população respeitando a democracia. 

Por fim, trata-se de um tema atual e polêmico, principalmente após as medidas tomadas pelo atual presidente do Brasil, Jair Bolsonaro.

E então, gostou das dicas de filmes sobre a violência urbana?

Não deixe de ler também –  Dicas de filmes para entender o Neocolonialismo

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.