Vestibular: 5 importantes obras do Cubismo

O cubismo foi uma das vanguardas europeias do século XX. Assim, surgido na França, em um período de quebra dos padrões estéticos, o cubismo trazia nas suas obras a valorização das formas geométricas. 

Apesar de se fazer mais forte nas artes plásticas, o cubismo se fez presente na ciência e também na literatura. Desse modo, influenciou todo um período. 

Assim, pensando na importância do movimento e na sua presença no Enem e em vestibulares tradicionais, apresentamos cinco das obras mais relevantes do cubismo, confira! 

1. Pietá (1924)

 

A obra Pietà é do pintor brasileiro Vicente do Rego Monteiro está atualmente no acervo do Museu de Arte Contemporânea, em São Paulo. Como é possível observar, é marcado pelas formas geométricas com cores neutras.

2. Guernica (1935)

 

Uma das mais famosas obras do período, Guernica é de um dos maiores representantes do cubismo, o pintor Pablo Picasso. Na obra, Picasso retrata uma cena de guerra tendo, então, como inspiração a Guerra Civil Espanhola.

3. Sad Young Man on a Train (1911–12)

 

Já a obra Sad young man on a train é de Raymond Duchamp-Villon, um grande escultor cubista que inovou dentro do movimento. Nesse sentido, sua obra apresenta efeitos de movimento. Assim, havia a quebra dos desenhos sistemáticos.

4. As senhoritas d’Avignon (1907)

 

Também muito famosa, a obra As senhoritas d’Avignon, também de Pablo Picasso, é a primeira obra considerada completamente cubista. A obra mostra mulheres nuas em traços geométricos e está atualmente em um museu de Nova York. 

5. Casas em L’Estaque (1908)

 

Por fim, apresentamos Casas em L’Estaque. Essa obra é de Georges Braque, um dos fundadores do cubismo. A tela de paisagem urbana é toda constituída por casas que assumem o formato de cubo.

E aí? Gostou do resumo? Então deixe aqui o seu comentário!

Veja O que fazer se “der um branco” na prova? Confira 3 dicas!
Leia também Dicas de estudo: Passo a passo para criar um plano de estudos.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.