Unicamp anuncia mudanças na prova da 1ª fase do vestibular 2021 em decorrência do ensino remoto

Universidade opera mudanças no processo seletivo e prevê dar prioridade a assuntos "mais básicos" na primeira fase do vestibular.

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) tem anunciado mudanças para a realização do vestibular 2021 em decorrência das implicações do cenário de pandemia do novo coronavírus.

Nesse sentido, a Unicamp já anunciou que a nota do Enem não poderá ser considerada para ingressar nos cursos por meio do Sisu. A decisão foi anunciada por incompatibilidade nas datas estabelecidas para realização do Enem com o próprio cronograma da universidade.

Porém, outras mudanças foram estabelecidas pela Unicamp com o objetivo de minimizar os impactos dos efeitos da pandemia no ensino.

Nesse sentido, a Unicamp prevê que na primeira fase do vestibular sejam priorizados assuntos mais básicos. A medida é uma forma de adaptação à nova realidade de ensino, visto que o ensino remoto emergencial estabelecido em muitas escolas apresenta muitas dificuldades para o aprendizado dos alunos.

José Alves de Freitas Neto, diretor da Comvest (Comissão Permanente Para Os Vestibulares) ressalta que a escolha por assuntos “mais básicos” não implicará em provas mais fáceis na primeira fase. Assim, o nível da prova não será alterado, mas a banca que prepara as avaliações da deverão priorizar conteúdos estruturantes.

“O que vamos fazer é que vamos priorizar os conteúdos clássicos, os que são estruturantes. Ou seja, aqueles conteúdos que sem eles as matérias nem tem como serem lecionadas”.

Apesar disso, segundo diretor da comissão organizadora, de modo geral, a 1ª fase do vestibular da Unicamp manterá todas as suas características: “Mas é importante ressaltar que toda a essência dela [prova da Unicamp] será mantida, mesmo com alterações no conteúdo e a redução das questões. O aluno vai precisar ter uma boa base de estudo para ir bem”.

Mais mudanças

Outras mudanças já haviam sido indicadas pela Comvest para o vestibular 2021.

Assim, além das novas datas, foi estabelecida a redução no número de questões do vestibular e, consequentemente, no tempo de realização da prova, que passará de 5 para 4 horas.

Nesse sentido, haverá redução no número de obras literárias obrigatórias exigidas no exame e as questões serão reduzidas de 90 para 72. Mais detalhes  podem ser conferidos no site da Comvest.

Fonte: G1.

Gostou deste texto? Então deixe seu comentário.

Clique aqui e confira mais notícias da área de Educação.
Veja também: Entenda a importância de Paulo Freire para a educação.

https://noticiasconcursos.com.br/enem-e-vestibular/entenda-o-vestibular-indigena-da-unicamp/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.