Quer saber mais sobre História do Brasil? Veja estes filmes

Provas como as do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), do Encceja ou dos diversos vestibulares de instituições brasileiras de ensino superior exigem conhecimentos de história do Brasil. Veja dicas de filmes que pode ajudar você a se preparar!

Está mais que comprovado que alternar as mídias e métodos de estudo ajudam no processo de aprendizagem dos estudantes.

Desse modo, sabemos que os filmes podem ser valiosos para um momento de estudo mais descontraído. Por esse motivo, apresentamos abaixo 5 filmes perfeitos para estudar a história do nosso país. Confira!

1 Como era gostoso o meu francês (1973)

A primeira dica é perfeita para ambientar os estudos referentes ao período do “descobrimento” do Brasil. O filme Como era gostosos o meu francês conta a história de um francês que foi aprisionado por Tupinambás em 1594.

Apesar de ser de um período em que esse tipo de obra era incentivada pelo regime militar, o filme apresenta em certas cenas certa ironia quanto às informações dos documentos de época.

2 Tiradentes, o filme (1999)

Este segundo filme é ambientado no Brasil Colônia, contudo, o filme apresenta uma visão distinta da conhecida convencionalmente acerca da Inconfidência Mineira. Assim, o filme dirigido por Oswaldo Caldeira, reconta a história de Joaquim José da Silva Xavier com originalidade.

O filme foi ganhador do Prêmio Resgate do Cinema Brasileiro, promovido pelo Ministério da Cultura.

3 Netto Perde Sua Alma (2001)

Mais recente, o terceiro filme da nossa lista é ambientado em um dos momentos mais tensos da história do Brasil: a Guerra do Paraguai. Com roteiro baseado em obra de Tabajara Ruas, a obra tem como personagem principal Antônio de Sousa Neto, um general brasileiro que é ferido em combate.

O filme recebeu prêmios e indicações e é uma ótima opção cinematográfica para ilustrar a participação do Brasil no maior conflito bélico da América do Sul.

4 Memórias do Cárcere (1984)

O filme Memórias do Cárcere é inspirado em livro homônimo de Graciliano Ramos, que narra em sua obra o período em que foi encarcerado após ser acusado de ter ligação com o Partido Comunista.

A obra é ambientada nos anos 30, na Era Vargas, e relata uma série de atritos de ordem política e pessoal, de crueldade, insalubridade, e fome.

5 O que É Isso, Companheiro? (1997)

Já para estudar o período da Ditadura Militar, O que é isso, Companheiro é um dos melhores filmes entre os muitos que já foram lançados. Nesse sentido, o filme, que é uma adaptação da obra de Fernando Gabeira, narra um dos principais episódios da luta armada no Brasil.

Assim, descreve a ação de um grupo de esquerda que sequestra o embaixador americano no Brasil. O filme é considerado uma das grandes obras que retratam o período e recebeu indicação ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

E aí? Curtiu as dicas? Então deixe seu comentário.

Veja também Confira séries da Netflix que ajudam no Enem.

https://noticiasconcursos.com.br/atualidades/10-propostas-para-treinar-a-redacao-do-enem/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.