Prouni no meio do ano: Veja como conseguir uma vaga

O Programa Universidade para Todos do segundo semestre está com as inscrições abertas até o dia 17

Interessados em ingressar no ensino superior com bolsas de estudo de 50% e 100% podem se inscrever no Programa Universidade para Todos (Prouni) do segundo semestre a partir desta terça-feira, 14.

O programa disponibilizará vagas em faculdades particulares espalhadas por todo o Brasil e receberá as candidaturas até a sexta-feira, dia 17.

Para se inscrever, é preciso utilizar o login e a senha cadastrados no acesso.gov.br, o portal de serviços do Governo Federal. As vagas são destinadas àqueles estudantes que realizaram o ENEM em anos anteriores, utilizando suas notas.

Para ter maiores chances de conquistar um lugarzinho na graduação ainda em 2020, é preciso se atentar em alguns fatores. Elencamos eles para ajudar você.

Fique de olho nas notas de corte

Assim que você entra na interface do Prouni e pesquisa pelas vagas disponíveis, verá que cada curso possui uma nota de corte. É ela que irá nivelar as possibilidades dos candidatos de conquistarem ou não a vaga.

Quanto maior for a nota, mais difícil de conseguir o curso em questão, pois ela mostra que há bastante concorrência.

Portanto, procure por cursos que tenham notas de corte compatíveis com a sua nota total do ENEM, iguais ou menores, para que suas chances de ingresso na faculdade no meio do ano sejam válidas.

Concorrência das instituições de ensino

Há faculdades que são as “queridinhas” dos candidatos ao Prouni. Claro que elas podem estar em sua lista de desejos também, mas não deixe de conferir se as notas delas estão dentro do que está ao seu alcance. Ou seja, se são compartíveis com a sua nota do ENEM que utilizará.

Caso perceba que sua nota não será válida para disputar uma vaga em faculdades bem concorridas, parta para a busca de boas instituições, mas que sejam menos visadas, pelo menos no segundo semestre. Inclusive, há algumas que não oferecem vagas no meio do ano.

Preferindo faculdades fora da ‘high society’ você dobra sua oportunidade de começar a estudar ainda em 2020. Mas lembre-se de sempre pesquisa bem sobre a instituição, o curso oferecido, depoimentos de ex-alunos, etc.

Segunda chamada é uma luz no fim do túnel

O Prouni do meio do ano oferece mais chances aos candidatos que não forem pré-selecionados logo de primeira. O programa convoca para uma segunda chamada para as vagas que continuarem em aberto. Lembrando que há a terceira chamada também dependendo do caso.

Fique de olho quanto aos prazos para ocorrerem essas convocações, para a entrega dos documentos e de matrícula, pois será uma chance única de entrar na faculdade já no segundo semestre de 2020.

Documentos certos e no prazo certo

Você foi chamado para uma vaga, mas não se atentou aos documentos pedidos, às regras do Prouni e nem nos prazos. Então não valeu de nada a sua tentativa.

Vale dizer que os documentos requisitados fazem parte de uma fase eliminatória do Prouni, pois o programa é voltado para estudantes que não possuem renda para arcar com seus estudos integralmente. Sendo assim, é preciso comprovar que não tem condições, esperar o aval da instituição e aí sim poderá realizar a sua matrícula.

Preste atenção nas datas devidas para entregar tudo o que eles pedirem a você. Adiantamento que se trata de uma fase bem burocrática e pode te deixar bem ansiosa, mas fazendo tudo certinho a vaga será sua!

Lista de espera do Prouni

Achou que tinham acabados as suas “cartas na manga” para conseguir uma vaga na graduação pelo Prouni? Errou feio! Pois caso você não tenha sido convocado em nenhuma das chamadas ainda tem a chance de incluir-se na lista de espera.

Será divulgada a data para preencher essa tal lista e você que precisa manifestar o seu interesse e realizar a sua candidatura. O programa não manda e-mails ou mensagens de celular. Portanto é necessário correr atrás disso.

E então, está com esperanças de conquistar sua sonhada vaga na faculdade pelo Prouni do meio do ano? Conte com a gente para tirar mais dúvidas. Boa sorte!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.