Poesia no vestibular: Saiba como estudar

Os concursos e vestibulares brasileiros geralmente exigem uma lista de leitura original. Apesar de as questões variarem de banca para banca, o objetivo da cobrança é quase sempre o mesmo: testar as habilidades de cada estudante. Os clássicos da literatura nacional são os mais comuns de encontrar. Conhecer algum deles com certeza vai garantir mais tranquilidade na hora da prova.

Às vezes, porém, pode aparecer um texto um pouco mais complicado de interpretar, como no caso das poesias.  A poesia é um texto, geralmente em versos, que faz parte do gênero lírico. Essa característica confunde e preocupa os candidatos que muitas vezes têm pouco ou nenhum contato com esse tipo textual.

Nesse sentido, confira abaixo algumas dicas de como estudar poesia para o vestibular que vão te ajudar a poupar tempo.

Leia mais de uma vez

Por ser um texto subjetivo, a poesia é também aberta a inúmeras possibilidades de compreensão. Portanto, ler várias vezes é importante para tentar captar as ideias principais. Uma leitura rápida deixa passar muitos aspectos relevantes para a construção de sentido do texto, então releia o texto com atenção. Ao estudar poesia para o vestibular é necessário, sobretudo, se acostumar a ler esse tipo de texto.

Saiba diferenciar opinião de interpretação

Não deixe a sua opinião interferir na interpretação da poesia. Essa é uma atitude bastante comum. Por isso, é necessário se posicionar de modo neutro diante do texto e das ideias apresentadas pelo poeta. Abra mão de suas convicções e ideologias e use a mente para alcançar a ideia central do poema.

Conheça um pouco da biografia do autores

Por fim, busque conhecer melhor os escritores. Essas informações complementares podem ser um diferencial, então pesquise sobre a vida pessoal, a formação, o contexto histórico e as principais obras dos autores. Saiba quais foram suas características mais marcantes e o estilo de sua escrita, além disso, pesquise as temáticas mais comuns de seus textos.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Veja ainda 5 livros para conhecer a trajetória de Clarice Lispector e suas obras.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.