O que você precisa estudar sobre a Inflação 

A inflação acontece quando há o aumento de preços e serviços, ou seja, ocorre uma alta generalizada e constante de ambos.

Além disso, a inflação ficou muito conhecida no Brasil, principalmente na década de 80 e começo dos 90. Por isso, o tema poderá aparecer nos concursos públicos, vestibulares, assim como no Enem

Se você quer saber tudo sobre inflação, acompanhe o artigo e fique por dentro do assunto. 

O que é inflação?

Como falamos acima, a inflação ocorre quando têm-se o aumento de preços e serviços, isto é, quando ocorre de fato uma alta generalizada e constante dos mesmos. 

Contudo, ela também pode ser confundida com oscilações do preço, no entanto, são coisas distintas uma vez que a última reflete a movimentação do mercado. 

Em síntese, quando a inflação aumenta, o povo sofrerá com o aumento de custos para adquirir produtos que estão acostumados a consumir. 

Desse modo, em um exemplo simples, quando um indivíduo realizava suas compras e custava R$ 400 e o mercado passa a operar com uma taxa de inflação de 10% a.a. sua compra sairá por R$ 440. 

A partir daí, a sociedade tem uma redução no poder de compra, tendo que vista que o dinheiro passa a ser cada vez mais desvalorizado. 

Causas

Muitas causas estão ligadas ao processo de inflação. Dessa maneira, podemos destacar como as principais causas:

  • Gestão de gastos públicos inadequada. Acontece quando o governo gasta mais do que arrecada. Ou seja, terá que tomar medidas para aumentar a arrecadação, elevando ou criando impostos, por exemplo. Por conta disso, o preço do produto dispara.
  • Aumento do custo da produção, com o aumento do custo das matérias primas, o produto final acaba chegando mais caro para o consumidor final. 
  • Baixa produção, o que pode ocasionar um desequilíbrio no mercado, aplicada principalmente a lei da oferta e demanda. Isto é, muita procura e pouco produto disponível. 

Essas são algumas das principais causas que podem aumentar a inflação. Entretanto, existe um tipo de inflação ainda mais, conhecida como hiperinflação. 

Conceito de hiperinflação

A pode ficar praticamente incontrolável. Ou seja, quando ocorre isso, passa para a classificação de “hiperinflação” atingindo níveis astronômicos. 

Os produtos e serviços passam a sofrer uma alteração enorme de valor, deixando os preços elevadíssimos, além de corroborar para uma dura desvalorização da moeda no país. 

Momentos de hiperinflação, estão em grande parte relacionados a momentos de recessão. Hoje em dia podemos citar a Venezuela como um país que enfrenta esse problema. 

Já no caso brasileiro, o país sofreu bastante com a hiperinflação até a chegada do Plano Real que mudou e trouxe de volta a economia para os eixos. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre Inflação?

Não deixe de ler também – Economia para iniciantes: Entenda o básico.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.