Economia para iniciantes: Entenda o básico

A economia é um assunto complexo, cheio de um labirinto de termos e detalhes confusos que podem ser difíceis de explicar. Até mesmo os economistas têm dificuldade em definir exatamente o que significa. No entanto, não há dúvida de que tudo o que envolve essa ciência afetam nossa vida cotidiana.

Em suma, economia é o estudo de como as pessoas e grupos de pessoas usam seus recursos. O dinheiro certamente é um desses recursos, mas outras coisas também podem desempenhar um papel na economia. Na tentativa de esclarecer tudo isso, vamos dar uma olhada nos fundamentos e por que você pode considerar estudar este campo complexo.

Introdução

A economia divide-se em duas categorias gerais: microeconomia e macroeconomia. Um olha para os mercados individuais, enquanto o outro se referente à totalidade.

A partir daí, podemos estreitá-la em vários subcampos de estudo. Isso inclui econometria, desenvolvimento econômico, economia agrícola, urbana e muito mais.

Se você tem interesse em como o mundo funciona e como os mercados financeiros ou as perspectivas do setor afetam a economia, considere se aprofundar nessa área. É um campo fascinante e tem potencial de carreira em várias disciplinas, desde finanças até vendas ao governo.

Dois conceitos essenciais de economia

Muito do que estudamos em economia tem a ver com dinheiro e mercados. O que as pessoas estão dispostas a pagar por algo? Um setor está se saindo melhor do que outro? Qual é o futuro econômico do país ou do mundo? Essas são questões importantes que os economistas examinam e vêm com alguns termos básicos.

Oferta e demanda é uma das primeiras coisas que aprendemos em economia. A oferta se refere à quantidade de algo que está disponível para venda, enquanto a demanda se refere à vontade de comprá-lo. Se a oferta for maior do que a demanda, o mercado perderá o equilíbrio e os custos normalmente cairão. O oposto é verdadeiro se a demanda for maior do que a oferta disponível porque essa mercadoria é mais desejável e mais difícil de obter.

Você também pode gostar:

A elasticidade é outro conceito-chave em economia. Basicamente, estamos falando sobre o quanto o preço de algo pode flutuar antes de ter um impacto negativo nas vendas. A elasticidade tem relação com a demanda e alguns produtos e serviços tem mais flexibilidade do que outros.

E então, gostou de conhecer mais sobre o tema?

Leia também – Novo concurso Ministério da Economia com 100 vagas tem cargos e salários definidos

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.