Nepotismo: Tópicos importantes para estudar 

O esquema de favoritismo de parentes na contratação para cargos de trabalho, consiste na prática denominada como nepotismo

No campo público brasileiro o nepotismo configura uma prática ilegal e que não respeita as normas constitucionais. 

No entanto, o nepotismo pode estar presente em diversos campos da sociedade, como por exemplo:

  • Religioso
  • Empresarial
  • Entretenimento 
  • Político 
  • Entre outros 

Todavia, no nepotismo a hierarquia busca manter os cargos de confiança do trabalho, permaneça somente entre os familiares. 

Em síntese, o nepotismo ocorre quando um parente ocupa um cargo somente por conta das relações parentescas. Ou seja, exclui-se a existência de uma pessoa com habilidades técnicas para o cargo. 

Já nos cargos públicos, a ocupação se dá por meio da realização de concursos públicos. Ou quando tem-se disponível cargos comissionados, tem que ser levado em consideração o currículo do postulante. 

Você também pode gostar:

O nepotismo poderá aparecer em provas de concursos públicos, Enem e demais vestibulares. Por isso acompanhe o artigo e saiba mais sobre o assunto!

Nepotismo cruzado

Ocorre quando não há vínculo com a administração pública ou subordinação hierárquica. Ou seja, a troca de parentes entre agentes públicos diferentes e sem relação com parentescos. 

Em tese, eles trocam os cargos, burlando a ligação de seus nomes ao nepotismo. Por exemplo, um político contrata para assistente de gabinete o filho de um amigo. 

Como forma de retribuir, o favorecido contrata para o seu gabinete, em outro departamento, o filho do amigo. De qualquer forma, consiste na prática de patronagem familiar. 

Improbidade administrativa

O nepotismo em si não configura um crime, mas um ato de improbidade administrativa. Contudo, em alguns países, como por exemplo o Brasil, o indivíduo que pratica e seus apadrinhados, se comprovado, podem sofrer uma ação civil pública. 

Como resposta pode haver a demissão e o ressarcimento aos cofres públicos de todo o dinheiro utilizado durante o período ilegal. 

Lei

O artigo 37 da Constituição brasileira determina que a contratação do servidor público deve levar em consideração os seguintes princípios:

  • Legalidade
  • Impessoalidade
  • Moralidade
  • Publicidade
  • Eficiência 

Além disso, em 2008, através da 13° Súmula Vinculante determina a proibição do nepotismo nos Três Poderes, em nível da União, dos Estados e municípios, assim como para o nepotismo cruzado. 

Já em 2010, ocorreu a edição do decreto federal n° 7203, no qual está previsto o impedimento do nepotismo no âmbito da administração pública federal. 

Origem do nepotismo

O termo nepotismo era utilizado para denominar as relações do Papa com seus parentes. A palavra ficou popularmente conhecida principalmente no século XVII, na Itália, quando vários papas nomearam sobrinhos como cardeais. 

Ademais, o nepotismo também denomina a concessão de privilégios papais aos seus familiares, por meio do celibato católico. 

A saber, Papas e outras autoridades católicas não podem ter filhos, e por isso nomeavam sobrinhos para cargos importantes na Igreja. 

Por fim, a título de curiosidade um dos maiores exemplos de nepotismo da história, foi a nomeação de três irmãos de Napoleão Bonaparte para reinarem em territórios ocupados por seu exército.  

E então, gostou de saber um pouco mais sobre nepotismo?

Não deixe de ler também – Rio de Janeiro: Filmes sobre os problemas enfrentados pela cidade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.