Rio de Janeiro: Filmes sobre os problemas enfrentados pela cidade

A cidade do Rio de Janeiro já protagonizou grandes obras cinematográficas, retratando o surgimento das comunidades e enormes problemas e desafios. 

O surgimento de grandes cidades está associada a fenômenos como êxodo rural e a busca de melhores condições de vida. 

Contudo, outro problema acaba aparecendo por conta da urbanização como a favelização, falta de estrutura, corrupção, surgimento das milícias, entre outros. 

A realidade nos subúrbios cariocas pode aparecer em provas de vestibulares de todo país, assim como no Enem. Por isso elaboramos uma lista com filmes que retratam a realidade da cidade maravilhosa. 

Filmes sobre os problemas do Rio de Janeiro

Tropa de Elite (2007)

O longa busca retratar o dia-a-dia enfrentados pelos policiais do Rio de Janeiro, desde a corrupção presente no sistema que dissolve os recursos obtidos.

Além disso, conta a história do capitão do BOPE conhecido como Nascimento, que busca deixar a liderança da corporação e precisa encontrar um substituto.

Nesse contexto, dois amigos policiais buscam entrar para o batalhão de operações especiais, pois estão cansados com o sistema corrupto e desleal.

O filme retrata a realidade das comunidades do Rio de Janeiro, assim como a desigualdade social avassaladora presente na sociedade brasileira. 

Tropa de Elite II (2010)

Na continuação, Tropa de Elite II, busca mostrar como funciona o sistema de segurança brasileiro, a presença da corrupção e o controle das milícias sobre as comunidades da cidade do Rio de Janeiro.

Nascimento, acabou sendo afastado do BOPE por conta de uma operação mal sucedida. Desse modo, acaba sendo realocado para Secretária de Segurança Pública do Estado. 

Nessa nova função ele acaba descobrindo o tamanho da corrupção e deslealdade presente no sistema. No meio de todos os problemas relacionados a corporação, o ex-capitão também tem que cuidar da sua vida pessoal. 

Cidade de Deus (2002)

O filme conta a história de Buscapé um menino pobre, negro e cheio de sonhos que vive na Cidade de Deus, uma comunidade do Rio de Janeiro conhecida por ser uma das mais violentas da cidade. 

O longa também retrata a guerra entre facções criminosas que dominam as comunidade do Rio, assim como a realidade dos jovens meninos que não tem recursos e oportunidades e acabam entrando na criminalidade. 

Por fim, Buscapé acaba arrumando um emprego como fotógrafo em um jornal, retratando a realidade violenta no dia-a-dia da comunidade que ele vive. 

Não deixe de ler também – História: 4 filmes que mostram os bastidores das máfias

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.