Geografia no ENEM: Entenda as origens do povo brasileiro de forma simples

Não há como negar que somos plurais e trazemos no DNA uma diversidade genética. Saiba o que estudar sobre o tema para o exame

Não há como estudar geografia brasileira para o ENEM sem perpassar sobre a miscigenação de nosso povo, que começou a ocorrer logo após o descobrimento do Brasil, em 1500.

Não há como negar que somos plurais e trazemos no DNA uma diversidade genética quase que incomparável.

Por ser algo inerente à cultura e origem do Brasil, é uma temática que sempre aparece em avaliações importantes, desde o ENEM até vestibulares de grandes instituições.

Pensando nisso, selecionamos os principais responsáveis pela origem do povo brasileiro para dar uma ajudinha em seus estudos de geografia.

Indígenas

Antes do descobrimento do Brasil o povo indígena já habitava esta terra. Eram nativos de diversas tribos indígenas entre elas Tupi, Karajá, Macro-jê, Bororo, entre outras.

Com a chegada dos Europeus, porém, iniciou o processo de miscigenação, partindo daí muito da mistura que conhecemos hoje. Há milhões de brasileiros descentes de indígenas e europeus.

Estima-se que antes do descobrimento havia ao menos cinco milhões de índios em território brasileiro. Assim como os africanos, foram escravizados. Além disso, passaram a ser catequizados.

Africanos

O povo africano chegou no Brasil escravizado durante o período conhecido como “tráfico negreiro transatlântico”. Esta migração forçada começou a ocorrer em meados do século XVI. Em solo brasileiro, desembarcaram milhares de africanos que conseguiram sobreviver ao trajeto desumano entre os continentes.

Os escravos foram trazidos para cá principalmente para trabalhar no cultivo de cana, açúcar e café. O legado do povo africano na nossa cultura é imenso e pode ser notado na música, culinária, dança, religião, língua, entre tantos outros campos. Além disso, hoje, a população afrodescendente forma a maior parte do povo brasileiro.

Europeus e Asiáticos

Os portugueses foram os primeiros europeus a chegarem aqui no Brasil. Porém, em meados do século XIX houve uma grande imigração de italianos. Posteriormente, espanhóis e alemães também vieram pra cá.

Na primeira metade do século XX, o País também recebeu imigrantes asiáticos, principalmente o povo japonês. Logo após, chegaram em solo brasileiro os sírios-libaneses.

Alguns fatores corroboraram para essa imigração de povos europeus e asiáticos. Entre eles,  o cultivo das plantações de café e a fuga das duas grandes guerras mundiais.

Capriche no estudo sobre o povo brasileiro para se dar bem no ENEM, tanto nas questões quanto na parte da redação, já que pode trazer um tema que se relacione com tal abordagem.

Além de aparecer na parte de geografia, a cultura do povo brasileiro pode surgir em questões de história ou então de Língua Portuguesa. Fique atento aos estudos!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.