Fies 2021: MEC abrirá 93 mil vagas para o financiamento de mensalidades

O Ministério da Educação publicou na manhã desta segunda-feira (4), no Diário Oficial da União (DOU), o Plano Trienal do Fies. De acordo com o documento, o MEC ofertará 93 mil vagas para estudantes universitários que fecharem contratos no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) neste ano de 2021. Além disso, o Plano prevê ainda a mesma quantidade de vagas para o programa nos anos de 2022 e 2023.

De acordo com anúncio feito pela pasta em 2019, o MEC tinha a intenção de reduzir consideravelmente o número de vagas ofertadas. Desse modo, o número poderia passar de 100 mil para 54 mil vagas por ano. No entanto, a previsão não se confirmou no Plano publicado hoje.

Como geralmente ocorre, o Fies terá duas edições em 2021. Contudo, na edição do primeiro semestre de 2021, os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não poderão usar as notas obtidas na edição de 2020, pois as notas do Enem 2020 só ficarão disponíveis em março.

Datas do Fies 2021

De acordo com o edital do Fies 2021, o período de inscrição para a primeira edição do ano irá se iniciar no dia 26 e vai até o dia 29 de janeiro. Conforme a previsão da área técnica, os interessados em disputar uma vaga no Fies poderão consultar a oferta das vagas na página do programa entre os dias 22 a 25 de janeiro de 2021.

O resultado dos candidatos aprovados e a lista de espera serão divulgados no dia 2 de fevereiro. Desse modo, os selecionados terão do dia 3 ao dia 5 de fevereiro para completar a inscrição. 

Atualmente, o programa de financiamento conta com duas categorias. A primeira tem vagas com juro zero para aqueles que tenham renda mensal familiar de um a três salários mínimos. Já a P-Fies, segunda categoria, conta com juros variáveis e visa atender estudantes com renda mensal familiar de até cinco salários mínimos.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia ainda Corte no MEC pode afetar educação básica em até R$ 1 bilhão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.