Enem: Contexto e características da democracia ateniense

Desenvolvido na Grécia Antiga a democracia ateniense foi uma forma de governo adotada em Atenas. Considerado como primeiro governo democrático, sendo primordial para a organização das cidades-estados gregas. 

Trata-se de um assunto que poderá aparecer nas provas de vestibulares de todo país, assim como no Enem.

Desse modo, vale a pena ficar ligado para se dar bem nas avaliações.

Contexto

Anteriormente, a saber, Atenas era controlada pelos Eupátridas que era uma elite aristocrática oligárquica. Sendo os detentores do políticos e econômicos na polis grega. 

Com o aparecimento de novas classes como os comerciantes, proprietários de terra, camponeses, entre outros. A aristocracia decide reexaminar as políticas das cidades, sendo considerado o ponto pé, para mais tarde a criação da democracia. 

A democracia surge após a vitória do aristocrata Clístenes, considerado o “Pai da Democracia” em 510 a.C. ele foi o líder da resistência contra o tirano grego Hípias que governou entre 527 a.C e 510 a.C. 

Depois disso, Atenas adotou um novo regime conhecido como “demokratia” sendo implementada de forma direta, isto é, todos os indivíduos da cidade, participavam dos temas sobre políticas da polis.  

Por conta disso, Clístenes começa uma série de reformas políticas consolidando a democracia. Uma das medidas foi o exílio de uma década a qualquer um que ameaçasse o regime democrático. 

Além do mais, todos os cidadãos livres com mais de 18 anos e atenienses estavam aptos a participar de Assembleias. Contudo, mulheres, estrangeiros e escravos estavam excluídos. 

Vale dizer que somente 10% do povo ateniense tinham direitos democráticos. Desse modo, entende-se como uma democracia elitista e excludente. 

Entretanto em 404 a.C. a democracia ateniense sofreu um grande impacto, pois foi derrotada por Esparta na Guerra do Peloponeso. 

Democracia Ateniense – Características

Podemos citar como principais características da democracia ateniense, por exemplo:

  • Democracia direta 
  • Reformas políticas e sociais 
  • Criação de uma nova Constituição
  • Isonomia – Igualdade perante a lei 
  • Isocracia – Igualdade de acesso a cargos públicos 
  • Isegoria – Igualdade para ter voz nas Assembleias 
  • Direito a voto aos cidadãos livres atenienses

Vale ressaltar que a democracia grega serviu de base para as democracias presentes nos países do mundo todo até os dias de hoje. 

E então, gostou de conhecer melhor o tema?

Não deixe de ler outro artigo para seus estudos – Democracia: O que é, qual sua origem e os principais tipos

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.