Enem 2020: Inep registra recorde com abstenção de 55,3%

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apresentou neste domingo o número de abstenção da versão impressa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. De acordo com o órgão, a abstenção foi de 55,3%. Esse número é o maior já registrado no exame.

Nesta edição, o Enem recebeu mais de 5,5 milhões de inscrições. No entanto, apenas 2.470.396 compareceram aos locais de provas para realizar o exame. 

De acordo com Milton Ribeiro, ministro da Educação, em entrevista no dia 17 (primeiro dia de provas do Enem 2020), o alto número de abstenções se deu devido ao “medo da contaminação” e ao “trabalho contrário da mídia”. Ainda assim, o ministro afirmou que a aplicação do exame foi um sucesso e que a aplicação do exame mesmo em meio à pandemia é uma ‘vitória’. Ontem, em visita a escolas de São Paulo, Ribeiro afirmou que a abstenção já era esperada.

Devido à alta no número de casos da covid-19, a aplicação de provas do Enem 2020 foi suspensa em diversas cidades. Ao todo, 58 cidades não permitiram a realização do exame, sendo 56 no Amazonas e duas em Rondônia. 

Conforme determinação da Justiça, os estudantes dessas cidades terão direito à reaplicação da prova. De acordo com o Inep, a reaplicação das provas acontecerá nos dia 23 e 24 de janeiro. O Enem Digital (versão piloto) ocorrerá um pouco antes, nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

Segundo o cronograma do exame, os resultados devem ficar disponíveis no dia 29 de março.

Clique aqui para assistir ao vídeo da coletiva e imprensa.  

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia ainda Educação: MEC abrirá 93 mil vagas para o Fies 2021.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.