Apesar de ambas serem exames propostos pelo Ministério da Educação (MEC), as provas Enem e Encceja são distintas e possuem diferentes objetivos.
Entenda: Enem e Encceja
O Enem é o Exame Nacional do Ensino Médio e surgiu como um método de avaliação da qualidade da formação dos estudantes do ensino médio.
Tendo passado por várias mudanças desde sua criação, o Enem serve, atualmente, como um processo de vestibular, pois através dele alunos ingressam em diversas universidades. Contando, claro, com os Programas Prouni (Programa Universidade Para Todos) e Sisu (Sistema de Seleção Unificada).
Nesse sentido, o Enem é voltado para estudantes que recém concluíram o nível básico do ensino e que, querem acessar o ensino superior.
Assim, são características do Enem:
- Avaliação das condições de acesso ao ensino superior;
- Cobrança de taxa de inscrição;
- Prova dividida em dois dias;
- Pontuação mínima: 450 em provas objetivas e 500 na prova de redação.
De modo diferente, o Encceja não é direcionado a proporcionar aos alunos o ingresso em instituições de ensino superior, pois tem outros objetivos.
O Encceja é o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, cujo objetivo precípuo é avaliar o conhecimento de jovens e adultos que passaram pelo processo de voltar a estudar por não terem conseguido a formação na idade adequada.
Nesse sentido, esse exame pode garantir ao participante que obtiver boa nota o certificado do ensino médio, que antes era concedido pelo Enem. Esse diploma possui o mesmo valor que os certificados de ensino médio concedidos pelas escolas.
Porém, a certificação só é concedida para maiores de 18 anos.
Veja abaixo algumas características do Encceja:
- Certificação para ensinos fundamental e médio;
- Inscrições gratuitas;
- Apenas um dia de prova;
- Pontuação mínima: 100 nas provas objetivas e 5 da redação.
O estudante deve se inscrever no Exame que considerar mais pertinente de acordo com o seu objetivo.
Gostou deste texto? Então deixe seu comentário!