Conceitos literários para Enem e vestibulares

Entre muitos outros assuntos referentes à Língua Portuguesa, no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e em outras provas de diversos vestibulares, há questões que exigem conceitos literários importantes.

A Literatura tem um papel de muito destaque nas sociedades, desse modo, isso é refletido nos exames, de modo que o estudos dos seus conceitos é imprescindível para tirar uma boa nota.

O que é literatura?

A literatura pode ser compreendida como forma de expressão artística através das palavras. Aristóteles, filosofo grego, definiu a literatura como a arte da palava ainda na Antiguidade Clássica.

Nesse sentido, a literatura é a forma como o homem conta histórias artisticamente. Ou seja, há uma preocupação estética sobre como a história será contada, com a escolha das palavras, com os elementos textuais etc.

A disciplina de literatura, trabalhada nas escolas, por sua vez, se refere ao estudo da evolução da produção artística literária ao longo dos tempos. Esse estudo consiste na análise das obras literárias e de seus autores, levando uma conjunto de fatores sociais e estéticos em consideração.

No estudo dos conceitos literários, é necessário antes de tudo, distinguir o textos literários dos textos não literários. Desse modo, temos os gêneros literários que são classificações clássicas de Aristóteles e Platão. São eles: gênero lírico, gênero épico, e gênero dramático.

Quanto ao formato, os textos literários podem ser escritos em prosa ou em poesia, enquanto os não literários são restritos à prosa.

A prosa consiste na estruturação do texto em parágrafos, ou seja, a escrita direta ou corrida dos textos. Já a poesia, por sua vez, se distingue da prosa pela estruturação do texto em versos, através do poema. Muitas vezes esses versos apresentam a preocupação com a sonoridade, com a estética na organização das palavras através da métrica, por exemplo.

Além de dominar os conceitos apresentados acima, que são basilares, os estudantes precisam também se ater ao estudo das principais obras e autores da literatura em relação ao período histórico social e cultural em que se inserem.

Gostou deste artigo? Comente aqui.
Veja também: 10 matérias de Língua Portuguesa para estudar para vestibulares.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.