Biologia: Filmes que ensinam temas quentes para o ENEM

Conheça longas que abordam assuntos de interesse mundial sobre ciências e biologia de modo geral

Entre os assuntos em alta em 2020, muitos estão relacionados à biologia e às ciências de modo geral. Com a pandemia do novo coronavírus, a busca incessante por vacinas e o risco biológico causado trouxe à tona o interesse por essas áreas.

Além de serem temas que causam comoção social atualmente, são prováveis abordagens para vestibulares e para o ENEM.

Por isso é preciso se inteirar sobre essas temáticas o quanto antes para se preparar. Afinal, elas podem estar tanto no caderno de questões quanto na redação. Já pensou chegar no dia e você estar boiando nessas matérias?

Para ajudar você nesse quesito, resolvemos listar algumas filmes que abordam assuntos de interesse mundial e considerados “quentes” sobre biologia e ciências. Nada melhor do que aprender se divertindo, não é mesmo? Confira!

Epidemia (1995)

O filme Epidemia está entre os mais vistos em 2020 por conta da pandemia do novo coronavírus. Apesar de ser de 25 anos atrás e ser ficcional, o longa apresenta muitas semelhanças com o momento no qual estamos vivendo.

A história conta a contaminação e as mortes em massa de um vírus, cujo portador inicial era um macaco. Exibe a luta da classe científica para conter a disseminação.

Contágio (2011)

Outro filme que pode ser bacana para se aprofundar na questão da Covid-19. É mais recente do que “Epidemia” e também apresenta uma trama sobre a transmissão de um vírus misterioso com rápida transmissibilidade e alto indício de mortes.

Nesse caso, trata de uma pandemia mesmo, ou seja, atinge o mundo inteiro. Mostra a busca pelas vacinas e demais obstáculos enfrentados pela ciência. Certamente pode servir de estudos para o caderno de biologia.

Uma verdade inconveniente (2006)

É um filme-documentário produzido pelo ex-vice-presidente dos EUA, Al Gore. São apresentados fatos e dados sobre as condições climáticas atuais no planeta e as consequências do aquecimento global. Super “quente” quando se trata de biologia.

Pode ser uma mídia interessante para conhecer opiniões de especialistas em ciência a respeito do assunto, que é frequente no ENEM e demais vestibulares. Ele mostra o que tem ocorrido em diversos cantos do mundo, relacionando com as alterações do clima e a responsabilidade das ações humanas.

A Ilha (2005)

Filme sobre biologia e ciência que tem genética e clonagem como temas principais. Narra uma catástrofe ambiental de origem biológica – outra contaminação vira l-, que ocasionou na morte de parte da população mundial.

Após esse acometimento, os sobreviventes passam a viver em moradias temporárias, vigiadas 24 horas e sem qualquer liberdade. Com a informação de que existem uma ilha segura para viver, a população faz de tudo para encontrá-la para tentar se salvar. Descobrem então que não existe ilha alguma.

O Óleo de Lorenzo (1992)

Filme que rende boas lágrimas pode ajudar a estudar biologia sob o aspecto da inovação da medicina, da bioquímica e genética.

Após o filho ser diagnosticado com uma doença degenerativa raríssima que ataca o cérebro, pais encaram uma luta para descobrir as causas e as possibilidades de cura. Apesar da negativa da maioria dos médicos, eles partes nessa busca, testando medicamentos para travar a evolução do problema.

E então, você já assistiu a algum desses filmes?

Lembrando que o ENEM foi adiado para janeiro e fevereiro de 2021. Prepare-se o quanto antes para conquistar uma boa nota!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.